Teoria da história

Páginas: 7 (1575 palavras) Publicado: 29 de maio de 2011
FICHA TÉCNICA DO LIVRO
FUNARI, PEDRO PAULO A.; SILVA, GLAYDSON JOSÉ DA. TEORIA DA HISTÓRIA. 2 ed SÃO PAULO: EDITORA BRASILIENSE. 103 p. 2. reimp
Pedro Paulo A. Funari e Glaydson José da Silva iniciam o livro fazendo uma apresentação da Teoria da História, enquanto disciplina fundamental e obrigatória nos cursos de História abrangendo um campo interdisciplinar vasto, ou seja, compreendendooutras áreas de conhecimentos como a Filosofia, Ciências Sociais e as Letras, sendo estas de interação ímpar para o desenvolvimento e estudos á respeito de Teoria da História.
O livro tem como proposta apresentar- nos em todo seu processo, conteúdo e linhas teóricas, a construção das correntes interpretativas diversas através dos estudos de autores renomados os quais citamos Karl Marx, Bloch, Hegel,Le Goff, por exemplo, sempre ressaltando que não caberá na obra, a expressão de juízos de valor em relação aos mesmos e seus conceitos.
No capítulo I veremos a relação entre as reflexões do passado e o conhecimento da ciência, ou seja, a epistemologia, constantando de que se Teoria é sempre um ponto de vista, variável aos olhos de quem a vê, ela será sempre subjetiva, influenciada por diversosfatores na sua análise de estudo. Aliás, ficará bem claro que antes de serem denominados como tal, os antigos já faziam considerações sobre o passado, servindo-nos de modelo á Bíblia, fruto da historiografia hebraica, conservando parte da tradição ocidental, além de contribuições de grandes pensadores como Aristóteles, Tucídides, Heródoto, que ajudaram á construir a linha historiográficaGreco-Romana e Cristã.
O surgimento da História e do Positivismo será tema do capítulo II. Funari e Silva dirão que a historiografia teve um grande desenvolvimento com o advento do Iluminismo, movimento filosófico que irá combater os dogmas religiosos, e buscar uma interpretação de mundo baseada na ciência e na razão. Dentro deste cenário destacam-se nomes como Voltaire, Rousseau e também filósofospreocupados na compreensão de fatos históricos e suas mediações entre passado e presente como Vico e Von Heder.
No contexto iluminista surge á universidade, originando disciplinas para o conhecimento objetivo, sendo a primeira delas a Filologia, estudo das línguas, que teve entre seus estudiosos Nietzsche grande filósofo alemão do século XIX. Por sinal á Alemanha com seus escritores deu início áhistoriografia positivista, destacando-se Leopold Von Ranke, aquele que introduziu á disciplina no meio acadêmico. Von Ranke afirmou:
Considerou-se que a História deveria julgar o passado, instruir o presente para o benefício das gerações futuras. Tais grandiosas pretensões não são aspirações desta obra, quer apenas, mostrar o que propriamente aconteceu.
A Escola Metódica será discutida nocapítulo III. Formada por estudiosos de história marcados pela derrota da Guerra Franco-Prussiana de 1870, busca uma investigação objetiva, com aspirações de uma historiografia de identidade nacional, prima pela imparcialidade, e tem na existência dos documentos, eixo central na sua ideologia, onde se afasta da de mecanismos especulativos e não objetivos. Para os pertencentes desta escola historiográfica,a educação era de vital importância, pois educação e história deveriam caminhar em conjunto para a formação do sentimento nacionalista.Entre seus expoentes estão Charles Seignobos e Charles Vitor Langlois criadores da revista Revue Historique, que sintetiza as principais idéias intelectuais Escola.
A concepção histórica de Marx será discutida pelos autores no capítulo IV. Depois de uma pequenabiografia de sua vida, irá tratar-se de suas proposições em relação á História. Para Marx ela é feita pelos homens e está em constante movimento, baseada ao longo do tempo pela luta de classes, ou seja, na contradição. Este será o alicerce de apoio de sua fundamentação.
Sua preocupação era superar a dialética hegeliana á qual passou a considerar em certo momento de sua vida ultrapassada, se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria da historia
  • A teoria da história
  • teoria da história
  • teoria e historia
  • teoria da historia
  • Teoria de História
  • Teoria da historia
  • História e teoria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!