TEORIA DA EXPECTAÇÃO RESUMO

A Teoria da Expectação é encontrada nas crenças de um indivíduo considerando as relações esforço-desempenhoe os resultados potencialmente associados com os níveis dealcance de desempenho, ou seja, a motivação do indivíduo para exercer esforço é baseada nas suas expectativas de sucesso. A teoria portanto enfoca três variavés. Atração- A impontância que o indivíduodá ao resultado ou á recompensa potencial que será alcançado no trabalho. Relação desempenho-recompensa- o grau que o indicíduo acredita que determinaso nível de desempenho levará a obtenção doresultado desejado. Relação esforço-desempenho- a probabilidade detectada pelo indivíduo de que uma quantidade específica de esforço o conduzirá ao desempenho. A motivação, a expectativa, a intrumentalidadee a valência estão relacionadas uma a outra, multiplicando-se entre si pela equação:

M= E x I x V
Esse efeito multiplicador significa que a motivação é agudamente reduzida quando um ou maisfatores se aproximam de zero. Opostamente para uma dada recompensa, para obter um impacto motivacional alto e positivo, a expectativa, a instrumentalidade e a valência associadas com a recompensa devem sercada uma e todas positivas.

Os principais elementos da Teoria da expectação são:
 Esforço individual- A intensidade da motivação de um indivíduo para produzir algo.

 Desempenho individual-À medida que acredita que pode atingir a meta a que se propôs caso alcance esta meta.  Recompensas organizacionais- É preciso crer que as recompensas oferecidas pelas organizações se aliam com o queos funcionários desejam.  Metas pessoais- A pessoa que considera um resultado particulamente atraente, ou seja, que for por ela avaliada de maneira positiva vai desejar alcançá-los. Uma dasmodificações mais famosas distingue dois tipos de resultados no trabalho. Primeiro, as recompensas extrínsecas, que são os resultados positivamente valorizados, dados a pessoa no ambiente de trabalho por... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 11). Teoria da expectação. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Teoria-Da-Expecta%C3%A7%C3%A3o/506072.html

MLA

"Teoria da expectação" TrabalhosFeitos.com. 11 2012. 2012. 11 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Teoria-Da-Expecta%C3%A7%C3%A3o/506072.html>.

MLA 7

"Teoria da expectação." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2012. Web. 11 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Teoria-Da-Expecta%C3%A7%C3%A3o/506072.html>.

CHICAGO

"Teoria da expectação." TrabalhosFeitos.com. 11, 2012. Acessado 11, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Teoria-Da-Expecta%C3%A7%C3%A3o/506072.html.