Teoria da contingencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2882 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UEMG– Universidade do Estado de Minas Gerais
Curso: Administração
Disciplina: Teoria das organizações – I
Docente: Prof. Adm. Celso Almeida de Carvalho
Discente: Eliane Alves Pinheiro
Período: 2ª A
Data: 17/11/09

FICHAMENTO

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7. ed.; RIO de Janeiro:Elsevier, 2003.p.503-558.

A Teoria da Contingência surgiu a partir de varias pesquisas feita para verificar os modelos de estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de empresas. Pretendendo confirmar se as organizações mais eficazes seguiam os pressupostos da teoria clássica.
Ela enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo.Tudo depende. Existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. As variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional.
Chandler realizou uma investigação histórica sobre as mudanças estruturais dequatro grandes empresas americanas. Para ele, as grandes organizações passaram por um pros cesso histórico que envolveu quatro fases distintas: Acumulação de recursos; Racionalização do uso de recursos; Continuação do crescimento e Racionalização do uso de recursos em expansão.
Tom Burns e G. M. Stalker, dois sociólogos, pesquisaram indústrias inglesas para verificar a relação entre praticasadministrativas e ambiente externo dessas indústrias. Encontraram diferentes procedimentos administrativos nas indústrias e as classificaram em dois tipos: organizações “mecanísticas” e “orgânicas”. No sistema mecanicista ou mecanista, as tarefas são divididas por especialistas. Cada individuo executa sua tarefa sem a menor noção das demais tarefas da empresa. A cúpula tem a responsabilidade de cuidar dorelacionamento entre as tarefas. As atribuições de cada função são claramente definidas. A interação é vertical entre superior e subordinado. As operações são reguladas por instruções, regras e decisões emitidas pelos superiores. A hierarquia de comando decorre da suposição de que todo o conhecimento sobre a firma e suas tarefas só se encontra na cúpula da empresa. A administração ocorre por umahierarquia rígida e opera um sistema de informação vertical descendente e ascendente. Já no sistema orgânico, são sistemas adaptáveis a condições ambientais instáveis, quando os problemas e exigências de ação não podem ser fragmentados e distribuídos entre especialistas em uma hierarquia definida. As pessoas realizam suas tarefas especificas a luz do conhecimento que possuem das tarefas da empresaem sua totalidade. Os trabalhos são flexíveis em termos de métodos, obrigações e poderes, pois devem ser continuamente redefinidos por interação com outras pessoas que participam da tarefa. A interação é lateral e vertical. A comunicação entre pessoas de categorias diferentes se da mais por meio da consulta lateral do que do comando vertical. Não se atribui onisciência aos superiores.
O nomeTeoria da Contingência derivou de uma pesquisa feita por Lawrence e Lorsch sobre o defrontamento entre organização e ambiente que provocou o aparecimento da Teoria da Contingência. Os autores concluíram que os problemas organizacionais básicos são a diferenciação e a integração.
Joan Woodward, socióloga industrial, organizou uma pesquisa para avaliar se a pratica dos princípios de administraçãopropostos pelas teorias administrativas se correlacionavam com o êxito do negocio. A pesquisa envolveu uma amostra de 100 firmas inglesas de vários negócios, classificados em três grupos de tecnologia de produção, a saber: Produção unitária ou oficina; Produção em massa ou mecanizada; produção em processo ou automatizada. Tirando as seguintes conclusões: O desenho organizacional é afetado pela...
tracking img