Teoria da contingencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIC

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO
DE PRIMAVERA DO LESTE

ESTRÁTEGIA E DESENVOLVIMENTO CORPORATIVO

TEORIA DA CONTINGÊNCIA

Marcos de Oliveira
Paulo Renan Pires

Prof.Roberto Lemes

Teoria da Contingência

A Teoria da Contingência originou após vários estudos feitos para verificar os modelos de estruturas organizacionais que alcançavam melhoresresultados em determinados tipos de empresa. Esses estudos buscavam confirmar se as organizações mais eficazes seguiam a teoria clássica, como divisão do trabalho, amplitude de controle.
ATeoria da Contingência afirma que não existe uma única maneira melhor de organizar, em vez disso, as organizações precisam ser sistematicamente ajustadas às condições ambientais. Dessaforma, a Teoria da Contingência apresenta os seguintes aspectos básicos: A organização é de natureza sistêmica; ela é um sistema aberto.
As atitudes administrativas de acordo com aTeoria deverão ser tomadas de acordo com o momento, já que a situação é que mostrará qual o procedimento correto a ser adotado para a evolução dos problemas.
As características ambientaisfuncionam como variáveis independentes, enquanto as características organizacionais são variáveis dependentes daquela.
Para se ter boas medidas na administração são necessário teralém de diferentes tipos de enfoques, tarefas e organizações se analisar principalmente o ambiente o qual está inserido, essas são as principais idéias ao enfoque contingencial daorganização de hoje.

Esquema Abordagem Contingencial
Resultados
organizacionais
Características
situacionais
Ações
Administrativas

para obter
são contingentes da


Essapesquisa mostrou que as características de uma organização não dependem dela própria, mas das circunstâncias ambientais e da tecnologia que ela utiliza e as variáveis que serão apresentadas.
tracking img