Teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4543 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES ISEIB

TRABALHO DE TEORIA DA CONTABILIDADE

1) A contabilidade é um poderoso instrumento para auxiliar as pessoas, sobretudo os administradores. Você concorda? Porque?
Resp.: Sim, pois, a contabilidade demonstra a real situação da empresa, registra sua situação financeira e por ela os administradores saberão qual decisão tomar.

2) Conceitue: Contador, Técnicoem Contabilidade e Contabilista
Resp.:  Contador : Profissional que atua na a área financeira, econômica e patrimonial. Responsável pela elaboração das demonstrações contábeis e pelos elementos que compõem o patrimônio monetário das companhias. Ele auxilia qual atitude tomar visando solucionar problemas financeiros. Deve sempre estar atualizado com as leis que referente ao patrimônio das pessoasjurídicas e pessoas físicas.

Técnico em contabilidade: Profissional que executa a função técnica da contabilidade. Ele é qualificado apto a desempenhar tarefas contábeis e administrativas relativas ao correto funcionamento das organizações.
Contabilista: Profissional, na qual, sua atividade principal consiste na execução da contabilidade de uma organização.
3) Qual a abrangência de aplicaçãoda contabilidade?
Resp.:  O campo de atuação da Contabilidade se compõe por todas as entidades econômico-administrativas, entidades com fins econômicos (que visam lucro), sócio-econômico( instituições) e até mesmo as pessoas de direito público, como a União, os Estados, os Municípios, as Autarquias.

4) Para quem é feita e mantida a contabilidade?
Resp.:  A Contabilidade pode é feita tantopara pessoa física quanto para a pessoa jurídica, compondo seus direitos e obrigações.
5) Quais são as funções da contabilidade dentro de uma empresa?
Resp.:  A função é registrar, classificar, demonstrar, auditar e analisar tudo que ocorre no patrimônio das entidades, objetivando fornecer informações, interpretações e orientação sobre a composição e as variações do patrimônio, para a tomada dedecisões de seus administradores.
6) Por que diversas empresas acham a Contabilidade um “mal necessário”?
Resp.:  A contabilidade é um mal necessário para algumas empresas, pois, os serviços contábeis são utilizados apenas pela exigência do fisco, onde o administrador é obrigado a pagar seus honorários, e na maioria das vezes, não usa estas informações como uma ferramenta de gestão.

7) Por que osPrincípios da Entidade e da Continuidade são chamados de Pilares da Contabilidade?
Resp.:  São chamados de pilares da contabilidade, por serem a base de toda a teoria contábil. O princípio da Entidade tem o Patrimônio como sendo o objeto da Contabilidade, e afirma a necessidade de diferenciação do patrimônio próprio com o patrimônio da entidade jurídica. O da Continuidade prevê que o processo contábildeve ser desenvolvido supondo-se que a entidade nunca terá um fim ou seja sem prazo estimado de duração. 
8) Existem outros princípios além da Entidade e Continuidade?
Resp.:  Sim. São elas:
-Princípio da Oportunidade
- Princípio da Atualização Monetária
- Princípio da Competência
-Princípio da Prudência
9) “Em 2010, 58% das empresas de pequeno porte fecharam as portas antes de completar cincoanos. Em relação a 2009, este índice era de 62%. Entre os principais motivos descritos pelos empreendedores estão a falta de clientes (29%), capital (21%), concorrência (5%), burocracia e os impostos (7%)”, mas segundo o Sebrae, existem outros fatores que influenciam no processo de mortalidade das MPEs. Faça uma pesquisa sobre a assunto, identifique e explique no mínimo três outros fatores quecontribuem com este índice.
Resp.: As empresas de pequeno porte são geralmente empresas familiares, e um dos maiores problemas é misturar a vida (contas) pessoais com a da empresa quebrando o principio da entidade. Outro fator é a retirada avulsa  pra suprir necessidades pessoais da conta jurídica.
Contratação de parentes para gerir a empresa, embasado na confiança e não no conhecimento e...
tracking img