Teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A Origem da Contabilidade
Os Primeiros Sinais Que Evidenciam a Existência da Contabilidade na Antiguidade
A Evolução Contabilidade Desde os Primeiros Registros Até as Partidas Dobradas
Objetivo da Contabilidade
Principais Usuários e Suas Necessidades
Características Qualitativas das Demonstrações Contábeis
Conceito Ativo
Formas de Avaliações do Ativo


A Origem daContabilidade

De acordo com estudos a contabilidade existe desde os primórdios da civilização estando atrelada à necessidade do homem fazer o registro do comércio. Segundo IUDÍCIBUS, “a Contabilidade é tão antiga quanto o próprio homem que pensa”. Mesmo na sociedade antiga, o ser humano já utilizava das ferramentas contábeis para controlar seus bens.
A história da contabilidade se inicia com asprimeiras escritas, e datam do término da Era da Pedra Polida, quando o homem conseguiu fazer os seus primeiros desenhos e gravações. E segundo historiadores, se divide em quatro períodos:Contabilidade do mundo antigo; Contabilidade do mundo medieval; Contabilidade do mundo moderno e a Contabilidade do mundo científico.
Na Contabilidade do mundo antigo do inicio da civilização do homem até 1202 daEra Cristã, quando apareceu o Liber Abaci de Leonardo Pisano.
Os Primeiros Sinais Que Evidenciam a Existência da Contabilidade na Antiguidade
Foi através de descobertas em escavações e documentos desenhados em grutas e nas primeiras molduras de tábua ou argila, evidenciando a importância da contabilidade para estes povos, e a partir desses registros rudimentares se iniciai a historia dacontabilidade foi aperfeiçoando até chegar ao que é hoje.
A bíblia traz relatos e apresenta parábolas destacando sua importância, comprovando existênciada contabilidade antes e depois de Cristo.
A Evolução Contabilidade Desde os Primeiros Registros Até as Partidas Dobradas
Foram registros identificando a classificação por grupos (Contas), dos bens que possuíam em sua época e como não havia aescrita, os números e a moeda constavam de modo quantitativo nessas demonstrações.
Tudo indica que foram os egípcios os primeiros povos a utilizar o valor monetário em seus registos. Usava como base, uma moeda, cunhada em ouro e prata, denominada "Shat". Era a adopção, de maneira prática, do Princípio do Denominador Comum Monetário.
No período medieval, na Itália, em 1202, foi publicado o livro LiberAbaci, de Leonardo Pisano.
Se os súmeros-babilônios plantaram a semente da Contabilidade e os egípcios a regaram, foram os italianos que fizeram o cultivo e a colheita.
Foi período denominado como “Era Técnica”, devido às grandes invenções. A indústria artesanal proliferou com o surgimento de novas técnicas no sistema de mineração e metalurgia. O comércio exterior incrementou-se por intermédiodos venezianos, surgindo, como consequência das necessidades da época, o livro-caixa, que recebia registos de recebimentos e pagamentos em dinheiro. Já se utilizavam, de forma rudimentar, o débito e o crédito, oriundos das relações entre direitos e obrigações, e referindo-se, inicialmente, a pessoas.
Além de outras mudanças com o advento do capitalismo, nos séculos XII e XIII, acumulação decapital, as mudanças nas relações trabalhistas, gerando uma complexidade nos relatórios contábeis.
O método das Partidas Dobradas teve sua origem na Itália, embora não se possa precisar em que região. O seu aparecimento implicou a adoção de outros livros que tornassem mais analítica a Contabilidade, surgindo, então, o Livro da Contabilidade de Custos.
No início do Século XIV, já se encontravamregistos explicitados de custos comerciais e industriais, nas suas diversas fases, o que representava uma apropriação bastante analítica para época.A escrita já se fazia nos moldes de hoje, considerando, em separado, os diversos gastos diretos e indiretos para fabricação. Os custos eram contabilizados por fases separadamente, até que fossem transferidos ao exercício industrial.
O período moderno foi...
tracking img