Teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Vivemos em um mundo altamente complexo e globalizado. Informação e produtos estão à disposição de todos em qualquer lugar e a qualquer hora. Corporações são criadas e crescem em um ritmo muito rápido, seja pela oferta de crédito fácil e barato encontrado hoje, a própria informação difundida por vários meios ou ainda pelas várias e vastas necessidades humanas que devem ser atendidastodos os dias.
Nestas Atividades Práticas Supervisionadas – ATPS de Teoria da Contabilidade, estaremos nos envolvendo com a história os conceitos e as normas da Contabilidade, bem como seu emprego nas mais diversas situações das organizações, bem como a figura do Contabilista, também conhecido como Contador, profissional altamente capacitado para ajudar as corporações, os sócios, os investidorese clientes a terem as melhores informações para suas tomadas de decisões.
O objetivo deste trabalho consistiu em trabalhar e estudar a Contabilidade como ciência e profissão do nosso dia a dia, seja nas empresas ou em escritórios de contabilidade. Foram feitas várias consultas na internet, em livros e visitas a escritórios e contadores experientes em nossa cidade.
Nas próximas páginas serãoabordadas e exemplificadas todos os conceitos e formas de atuação da Contabilidade no meio acadêmico e empresarial.

Origem da contabilidade
O nome Contabilidade deriva do uso das contas contábeis. De acordo com a doutrina oficial brasileira, a contabilidade é uma ciência social, da mesma forma que a economia e a administração. No Brasil, os profissionais de contabilidade são chamados decontabilistas.
Há relatos de que a primeira manifestação contábeis foi a cerca 2.000 a.C, no mercado com a base na troca de mercadoria, a contabilidade servia para medir o valor da mercadoria e definir quanto o mercado possuia., mas a contabilidade só foi reconhecida como ciência partir do século XV.
Outra dificuldade que se encontra no estudo da matéria, principalmente no Brasil, é a dos trabalhoscientíficos sobre contabilidade sofrerem de um excesso de experimentalismo, o que tem prejudicado o desenvolvimento da matéria em várias áreas.
A primeira regulamentação da profissão contabil em terra brasileira foi emitida pelo Dom Jose Rei de Portugal. Em 1870 acontece a primeira regulamentação brasileira da profissão contábil, por meio do decreto imperial nº 4475. É reconhecidaoficialmente a Associação dos Guarda-Livros da Corte, considerada como a primeira profissão liberal regulamentada no país, Crescem as articulações para o desenvolvimento da profissão contábil e, em 1927, é fundado o Conselho Perpétuo, um embrião do que seria, no século XXI, o sistema Conselho Federal e Conselho Regional de Contabilidade. A instituição abrigava o Regime Geral de Contabilistas no Brasil,concedendo a matricula aos novos profissionais aptos a desenvolverem a atividade de contadores.
A chegada de Getulio Vargas ao poder inicio a primeira vitória da classe contábil.
Os primeiros passos da contabilidade se deram nos tempos antigos, com a busca de pequenas riquezas, e com o acúmulo das pequenas riquezas surgiram os inventários, e com eles a circulação de riquezas. A contabilidadesurgiu como fundamental neste processo.
A contabilidade foi evoluindo juntamente com a matemática e o conhecimento do zero. A origem da contabilidade está ligada a nescessidade dos registros dos comércios entre os povos.

Os primeiros sinais que evidenciam a existência da Contabilidade na antiguidade
A História da Contabilidade é muito antiga surgiu 6.000 anos A.C. dos povos Sumério-Babilônicos,Fenícios, Egípcios, Gregos, Cretenses, Romanos, etc. A contabilidade passou por uma época chamada "Época Empírica" (6000 a 1202 A.C.) que se caracterizou pela ausência da sistematização dos registros e pela ausência dos estudos de natureza científica e metodológica.
Devido à necessidade as pessoas precisavam controlar os seus bens, direitos e obrigações, surgindo à necessidade da contabilidade...
tracking img