Teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Considerações sobre a importância das sociedades anônimas no cenário corporativo brasileiro – Etapa 4, passo 1

A importância das sociedades anônimas reside no fato de queé uma sociedade empresaria que traz segurança e proteção jurídica na exploração da atividade escolhida pelos empresários, seja quanto ao capital quanto a infra estrutura,dentre outros fatores.

Segundo Fábio Ulhoa Coelho, o capital social da sociedade anônima é fracionado em unidades representadas por ações, sendo os sócios portanto, chamadosde acionistas, respondendo eles pelas obrigações sociais até o limite do que falta para a integralização das ações de que são titulares.

De acordo com o autor, asociedade anônima é uma sociedade de capital, e os títulos representativos da participação societária, que são as ações, são livremente negociáveis.

Ainda de acordo com o autor, asociedade anônima sempre será empresaria, mesmo que o objetivo seja uma atividade não empresarial.

São consideradas pessoas jurídicas de direito privado de acordo com oCódigo Civil brasileiro, sendo que o mesmo código explicita que a existência legal das pessoas jurídicas de direito privado começa com a inscrição do ato constitutivo norespectivo registro.

As sociedades anônimas são classificadas em abertas ou fechadas, conforme conceitua Ulhoa Coelho, conforme tenham, ou não, admitidos à negociação na bolsaou no mercado de balcão os valores mobiliários de sua emissão. Para que uma companhia tenha seus valores mobiliários admitidos à negociação, o que permite maior liquidez doinvestimento representado por seus títulos, é preciso que se obtenha autorização do governo federal. Quem concede tal autorização é a Comissão de Valores Mobiliários, CVM.
tracking img