Teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2094 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Anhanguera de Porto Alegre
Ciências Contábeis
Teoria da Contabilidade
Atividade Prática Supervisionada
Claudia Regina Piccoli de Marcos

Nome Completo | RA |
Marcelo Oliveira da Fonseca | 6301180648 |


Porto Alegre, 19 de novembro de 2012.
Introdução:
Até chegar ao nível que está hoje, a contabilidade sofreu muita influencia da escola americana, passou do homem primitivo,da escrita, número a moeda. Tornou-se de uma importância enorme por ajudar os donos de empresas a controlarem seu patrimônio e a tomar decisões importantes em relação ao futuro da empresa, através dos relatórios.
Como principal aspecto da escrituração contábil destaca-se toda uma consolidação de práticas nascidas das diversas teorias, tanto da escola européia, quanto da americana. As abordagenspura, ética, comportamental pura, macroeconômica, social e sistêmica são alguns enfoques da metodologia científica contábil.

Etapa 1:
Há indícios que a contabilidade seja tão antiga quanto a civilização dos homo sapiens. O homem primitivo ao inventariar o número de seus instrumentos de caça já praticava uma forma de contabilidade.
A origem se deu numa pequena cidade chamada Uruk (atualmenteterritório do Iraque), por volta de 8000 anos a.C. os primeiros indícios eram moedas de barro que contabilizavam suas riquezas.
Segundo alguns historiadores, a contabilidade objetiva surgiu mesmo 4000anos a.C. diante a necessidade que o homem tinha de controlar seu patrimônio. Nessa civilização as pessoas viviam e trabalhavam em campos, se alimentavam da caça e da pesca. Não existia moeda e sima troca de uma mercadoria por outra.
Pelo fato de se sustentarem com seu próprio trabalho, não sabiam o quanto possuíam de bens e não percebiam o seu lucro. Então começaram a contar seus bens através de pedras (representavam o que tinha de patrimônio ) e galhos de árvores,( representava o que tinham para receber)e ao passar do tempo utilizavam de desenhos para melhor controle.
No mundo antigo,período que corresponde o inicio das primeiras civilizações até a Era Cristã, os primeiros registros processaram-se de forma rudimentar, na memória do homem. As primeiras escritas contábeis são do término da era da Pedra Polida.
Os egípcios foram os primeiros a utilizar o valor monetário nos seus registros. Os gregos, copiando os egípcios, 2000 anos antes de cristo, já escrituravam contas decusto e receitas.
Neste mesmo período, aparece o Liber Abaci, que tem como autor Leonardo Fibonaci, o Pisano, obra que introduziu os numerais hindu-arábicos na Europa.
No período medieval, datado de 1202 até 1949, diversas inovações na contabilidade foram introduzidas por governos locais e pela igreja, mas é somente na Itália que surge o termo contabilitá. Neste mesmo momento histórico surge oTratactus de Computis et Scripturis ( Contabilidade por Partidas Dobradas ) de Frei Luca Paciolo, destacando a teoria do débito e crédito.
A contabilidade do mundo moderno, período que vai de 1494 à 1840, tornou-se necessária para o controle do patrimônio que o Novo Mundo representava. O aparecimento da obra “ La Contabilitá Applicatta alle Amminnustrazioni Private e Pubbliche, que tem por autorFranscesco Villa, um dos principais representantes da Escola Lombarda , também chamada de Escola Administrativa, que tem como principal característica o estudo da administração da empresa, fazendo com que a contabilidade passasse a controlar a gestão da empresa.

Escola Norte Americana:
As escolas com suas teorias e praticas, favoreceram a estrutura econômica e política. Seu surgimento foiimportante para o desenvolvimento da contabilidade e seus princípios.
O aparecimento das empresas e multinacionais foi a causa do estabelecimento de teorias e práticas que permite a interpretação certa das informações em qualquer parte do mundo.
No Brasil, a vida da Família Real Portuguesa exigiu um melhor aparato fiscal. Hoje o contabilista não tem suas funções restritas apenas no meio fiscal,...
tracking img