Teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3645 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA DA CONTABILIDADE
A Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, representando-a de forma sistemática para servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os seus potenciais usuários. Dentro deste contexto, estuda-se a teoria da contabilidade com a finalidade de se obter subsídios suficientes para a aplicação do conhecimento prático no processo contábil.Sem o embasamento teórico, a contabilidade perderia seu foco, principalmente porque as demonstrações contábeis não atenderiam a padrões, tanto dos usuários quanto das normas contábeis.A partir de 1994, a disciplina Teoria da Contabilidade torna-se obrigatória nos currículos dos cursos de graduação em Contabilidade. A principal resistência em relação à disciplina foi a afirmação de que o curso deContabilidade deveria ser eminentemente prático e que a teoria seria uma abstração, sendo mais compatível para pesquisadores, tratadistas e graduados em busca de carreira acadêmica.
No Brasil, a estrutura da teoria contábil é definida por órgãos regulamentadores, como o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e o CPC - Comitê de Pronunciamentos Contábeis. O Comitê de Pronunciamentos Contábeis(CPC) é o órgão responsável por buscar a convergência da contabilidade brasileira às normas internacionais.As Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC´s) têm por objetivo estabelecer regras de conduta profissional e procedimentos técnicos, em consonância com os Princípios Fundamentais de Contabilidade.
Três ações dão corpo à importância da teoria na contabilidade:Compreender,Criticar,Transformar:Os fenômenos contábeis da ocorrência de ativos, despesas e perdas só podem ser descobertos e analisados se, por uma diretriz contábil a priori, definida pelo homem, se estabeleçam marcos definidores para o fluxo dos recursos, de forma a separá-los em momentos de ativos, despesas e perdas.

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CONTABILIDADE
Os primeiros sinais objetivos da existência da contabilidade foramobservados por volta do ano 4.000 a C, na civilização Sumério-Babilonense e coincidiu com a invenção da escrita.Há informações que os primeiros rudimentos de balanço surgiram no ano de 1.300 em Florença, na Itália.Entre os séculos XIII e XVII a contabilidade se distinguiu como uma disciplina adulta, justamente pelo fato de que neste período a atividade mercantil, econômica e cultural era muitoimportante, ou seja, a evolução da contabilidade sempre está associada ao desenvolvimento da sociedade como um todo. Esse fato tem feito que mais recentemente venha sendo considerada como pertencente ao ramo da ciência social.A intensidade das atividades mercantis, econômicas e culturais, determinou o surgimento e domínio das escolas de contabilidade, notadamente na Itália.
A Contabilidade é um dosconhecimentos mais antigos surgiu em função da necessidade prática do próprio gestor do patrimônio, normalmente seu proprietário, preocupado em elaborar um instrumento que lhe permitisse, entre outros benefícios, conhecer, controlar, medir resultados, obter informações sobre produtos mais rentáveis, fixar preços e analisar a evolução de seu patrimônio. Esse gestor passou a criar escrituraçãorudimentar que atendessem a tais necessidades. Muitas tentativas foram sendo elaboradas, ao longo dos séculos, até que o método das partidas dobradas (que consiste no princípio de que para todo débito em uma conta, existe simultaneamente um crédito, da mesma maneira que a soma do débito será igual a soma do crédito, assim como a soma dos saldos devedores será igual a soma dos saldos credores) mostrou-se omais adequado, produzindo informações úteis e capazes de atender a todas as necessidades dos usuários para gerir o patrimônio.Com a formação de grandes empresas, a Contabilidade passou a interessar à grupos cada vez maiores de indivíduos: acionistas, financiadores, banqueiros, fornecedores, órgãos públicos, empregados, além a sociedade em geral, pois a vitalidade das empresas tornou-se assunto...
tracking img