Teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciências Contábeis
Teoria da Contabilidade - 2 ° Série
Passo 1
1- Qual o objetivo da contabilidade?
O objetivo da contabilidade pode ser estabelecido como o de fornecer informação estruturadade natureza econômica, financeira e, subsidiariamente, física, de produtividade e social, aos usuários internos e externos á entidade objeto da contabilidade.
Informação Estruturada significa que acontabilidade não fornece dados e informações de forma dispersa e apenas seguindo as solicitações imediatas dos interessados, mas sim que os faz de maneira estruturada dentro de um esquema deplanejamento contábil em que um sistema de informação é desenhado, colocando em funcionamento e periodicamente revisto, tendo em vista os parâmetros próprios.
As operações da entidade á qual se estáaplicando a Contabilidade são estudadas minunciosamente, sendo então desenhado o Plano e Manual de Contas para a contabilização sistemática das operações rotineiras da entidade, ao mesmo tempo em que sãodelineados os principais tipos de relatórios ( demonstrações) que devem sair do processo contábil.

2- Quais seus principais usuários e suas necessidades?
Entre os usuários das demonstraçõescontábeis, incluem- se investidores atuais e potencias, empregados, credores por empréstimos, fornecedores e outros credores comerciais, clientes, governos e suas agências e o público. Eles usam asdemonstrações contábeis para satisfazer algumas das suas diversas necessidades de informação.
a) Investidores: provedores de capital de risco e seus analistas que se preocupam com o risco inerente aoinvestimento e o retorno que ele produz, eles necessitam de informações para ajuda-los a decidir se devem comprar, manter ou vender investimentos.
b) Empregados: os empregados e seus representantesestão interessados sobre a estabilidade e lucratividade de seus empregadores.
c) Credores por empréstimos: se interessam por informações que lhes permitam determinar a capacidade de a entidade...
tracking img