Teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1630 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A origem da contabilidade

De acordo com a historia podemos afirmar que a noção de conta e portando de contabilidade seja talvez tão antiga quanto a origem do homo sapiens. Alguns historiadores fazem remontar os primeiros sinais objetivo da existência de contas aproximadamente entre 8.000 e 4.000 anos antes de Cristo. Entretanto antes disso, o homem primitivo, ao inventar o numero deinstrumento de caça e pesca disponíveis, ao contar seus rebanhos e contar suas ânforas de bebidas, já estava praticando uma forma rudimentar de contabilidade.
É claro que a contabilidade teve evolução relativamente lenta até o aparecimento da moeda na época da troca pura e simples de mercadoria os comerciantes anotavam as obrigações, os direitos, os bens perante aos terceiros porém trata-se de um elenco deinventario físico, sem avaliação monetária.
Entretanto a preocupação coma as propriedades e a riqueza é uma constante no homem da antiguidade, como até hoje segue. Então o homem tinha a constante preocupação de aperfeiçoar a suas avaliações da situação patrimonial, a medida que as atividades foram se desenvolvendo em dimensão e complexidade. Os fatos anteriormente citados uma pequena parcela doque evidenciava ao passar dos anos o homem iria descobrir sozinho como registrar sues bens usando até então a desconhecida contabilidade.
Os primeiros sinais da contabilidade começaram se evidenciar por volta de 8.000 anos em Uruk, cidade da antiga Mesopotâmia no território do atual Iraque, em um centro de civilização Sumerica. Todos os registros eram feitos usando peças de argila com relação acada fato quando surgiu a expressão “meu” e “seu” de debito e credito, sendo “Debito”(o que alguém tem que me pagar) Crédito ( o que eu devo pagar a alguém) .
Com o advento do papiro no Egito a contabilidade só teve a ganhar, pois ela teve seus registros mais sofisticados passados em livros contábeis. A invenção da escrita impulsionou mais a evolução segundo estudiosos da questão, foi a escritacontábil que deu origem a escrita comum e não o inverso.
Mas em outras regiões a contabilidade se constituía em fichas de barros, guardadas em receptáculos de barro, que eram utilizados na contagem de patrimônios. Por exemplo uma ficha de barro poderia representar uma ovelha de seu rebanho. Se essa ovelha fosse transferida para outra pastagem ou fosse transferida a sua ficha seria igualmentetransferida para outro receptaculo de barro. Registrando dessa forma o evento ocorrido dando controle ao proprietário do patrimônio. Dessa forma surgiu o método partidas dobradas, pois evolvia neste empréstimo dois receptaculos. Sendo que todo o debito equivale a um credito e vice e versa.
Existem varias especulações sobre o surgimento desta técnica de partidas dobradas, mais seu autor em verdade, nãose conhece.
Vários fatos impulsionam o surgimento entre eles destacam o crescimento do capitalismo nos fins da idade media, a aplicação dos números arábicos e a escrituração de maior necessidade para dar relevo as contas de lucros e outros.

Resumo:

Com base a essas informações podemos perceber que o desenvolvimento da contabilidade em toda historia esteve intimamente ligada aodesenvolvimento econômico e suas transformações sóciopoliticas, socioculturais e experimentais em cada época. O homem foi sentindo a necessidade em aperfeiçoar seu instrumentos de avaliação da situação patrimonial ao mesmo tempo que a atividade econômica foram se tornando mais complexas, pois em medida que seus bens ganhavam proporções ficava difícil a memorização dos seus pertences e administraçãoindividual surgindo assim a necessidade de pessoas para ajudar no controle de seus bens obrigando ao homem ter que inventar uma forma para lançar seus patrimônios adquiridos .


Objetivo da contabilidade

O objetivo da contabilidade é registrar, classificar, demonstrar, auditar e analisar todos fenômenos que ocorrem nos patrimônios da entidade, objetivando fornecer informações interpretações e...
tracking img