Teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 web aulaCurso de Extensão - CCO - Teoria da Contabilidade

WEB AULA 1
História e evolução da Contabilidade.
Vocês devem estar se perguntando “Para que estudar a história? Coisa que já passou, perda de tempo”.
NÃO É VERDADE!!!! A Contabilidade é uma ciência social, e como tal tem suas raízes. Imaginem se nós não soubéssemos a história da humanidade. Claro que não precisamos saber de tudo,mas temos que saber, no mínimo, a essência. Quem aqui não sabe do seu próprio nascimento? Pessoas mais importantes responsáveis pela nossa evolução, nosso aprendizado, nossas etapas. A “coisa” é assim, não tem como fugir. Sabem daquele ditado: “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”, diante de tal... Seremos homens! Vamos encarar a fera. Tenho certeza que gostarão!
A representação dequantidades na invenção da escrita normalmente tem sido importante. Em consequência disso, é possível localizar os primeiros exemplos de Contabilidade no segundo milênio antes de Cristo, na civilização da Suméria e da Babilônia (atual Iraque), no Egito e na China. Não podemos deixar de comentar que a Contabilidade teve evolução relativamente lenta até o aparecimento da moeda.
Na Itália, após osurgimento inicial do método contábil, assim como a publicação do livro "Liber Abaci", de Leonardo Pisano, e a divulgação, no século XV, da obra de Frei Luca Pacioli, houve a disseminação da “escola italiana” por toda a Europa.
Frei Luca Pacioli e sua Obra
Pacioli, apesar de ser considerado o pai da Contabilidade, não foi o criador das Partidas Dobradas. O método já era utilizado na Itália,principalmente na Toscana, desde o século XIV. O Frei Luca Pacioli foi o primeiro a publicar um livro sobre o tema “partidas dobradas”. À medida que o comércio se expandia e a riqueza era acumulada, a negociação individual era substituída pelo comércio por meio de representações e associações.
A Revolução Industrial foi outro marco que deu grande impulso à contabilidade, devido ao aumento da produçãofabril, que antes era tipo artesanal. O aparecimento de novas necessidades de controles, relatórios gerenciais foram inúmeros. Nasceu a Contabilidade de Custos e a Auditoria.
A influência da escola contábil norte-americana, a partir de 1920, deu um destaque à evolução dos organismos contábeis. Transcendeu a escola Européia, que ficou marcada com peso excessivo da teoria, sem demonstrações práticas, sempesquisas fundamentais: a exploração teórica das contas e o uso exagerado das partidas dobradas, inviabilizando, em alguns casos, a flexibilidade necessária, principalmente, na Contabilidade Gerencial, preocupando-se demais em demonstrar que a Contabilidade era uma ciência, em vez de dar vazão à pesquisa séria de campo e de grupo

No Brasil, a vinda da Família Real Portuguesa incrementou aatividade colonial, exigindo, devido ao aumento dos gastos públicos e também da renda nos Estados, um melhor aparato fiscal. Para tanto, constituiu-se o Erário Régio ou o Tesouro Nacional e Público, juntamente com o Banco do Brasil (1808). As Tesourarias de Fazenda nas províncias eram compostas de um inspetor, um contador e um procurador fiscal, responsáveis por toda a arrecadação, distribuição eadministração financeira e fiscal.
Aqui, cabe ressaltar que a Contabilidade evolui sob a influência da escola Italiana. Porém, com alguns vestígios de uma escola verdadeiramente brasileira, até que algumas firmas de auditoria, de origem anglo-americana, deram alguns cursos de treinamento em Contabilidade e Finanças, os quais foram oferecidos por grandes empresas, o que acabaram exercendo forteinfluência, revertendo a tendência. Não bastasse, até a Lei das Sociedades por Ações, que era inspiração européia (com traços marcantes brasileiros na classificação dos balanços da S.A.), passa adotar uma filosofia nitidamente norte-americana, a partir da Resolução nº. 220 e da Circular nº. 179, do Banco Central.
Analisando toda a história da Contabilidade, podemos verificar que  a mesma, tem uma...
tracking img