Teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA DE CONTABILIDADE

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CONTABILIDADE. Origem da Contabilidade. A contabilidade existe desde o princípio da civilização humana e durante muito tempo foi chamada “a arte da escrituração mercantil”. O homem observou que era preciso controlar, administrar e preservar seus bens e que poderia, através de desse controle, obter lucros e foi através desta necessidade que surgiu acontabilidade. Não é descabido afirmar-se que a contabilidade é tão antiga quanto a origem do Homo sapiens. Historiadores fazem remontar os primeiros sinais objetivos da existência contábil aproximadamente ha 4.000 anos AC. Entretanto, antes disto, o homem primitivo ao inventariar o no de instrumentos de caça e pesca disponíveis, ao contar seus rebanhos, ao contar de suas ânforas de bebidas,praticava uma forma rudimentar de Contabilidade. Com o uso de sua arte, o homem primitivo evendenciava a sua riqueza patrimonial, em inscrições em paredes de grutas (pinturas) e também em pedaços de ossos. O desenho do animal ou coisa representava a natureza da utilidade; os riscos que se seguiam ao desenho, denunciavam a quantidade existente. Conta Qualidade (desenho) Quantidade (Risco)

É claroque sua evolução foi relativamente lenta até o aparecimento da moeda. Na época de troca de mercadorias os negociantes anotavam as obrigações, os direitos e os bens. Tratava-se, portanto, de um inventário físico, sem avaliação monetária. Como a preocupação com as propriedades e a riqueza é uma constante, o homem teve de ir aperfeiçoando seu instrumento de avaliação da situação patrimonial à medidaque as atividades foram desenvolvendo-se em dimensão e em complexibilidade. O acompanhamento da evolução do P.L. das entidades de qualquer natureza constituiu-se no fator mais importante da evolução da disciplina contábil.

Da Arte da Inscrição para a Técnica dos Registros. Assim nasceram os registros contábeis; porque se quantificava e evidenciava a riqueza patrimonial do indivíduo ou dafamília. Tais registros eram feitos em peças de argila. O “meu” e o “seu” deram, na época, a origem dos registros de “débito” e “crédito”. No Egito, o “papiro” deu origem aos livros contábeis, utilizando-se o sistema baseados em lógica matemática. Matematicamente: Contabilmente: Logicamente: A=B débito = crédito efeito = causa

Com a invenção da escrita, desenvolver-se-ia o sistema de registros e,vários estudiosos da questão, acreditam que foi a escrita contábil que deu origem à escrita comum e não o inverso. As Escolas do pensamento contábil. O grau de desenvolvimento da teoria contábil e suas práticas estão diretamente associados, na maioria das vezes, ao grau de desenvolvimento comercial, social e institucional das sociedades, cidades ou nações. É assim, fácil de entender, porque a conta teveo seu florescer, como disciplina, nas cidades italianas de Veneza, Gênova, Florença, Pisa, e outras. Estas cidades e outras da Europa fervilhavam de atividade mercantil, econômica e cultural, a partir do século XII, até o inicio do século XVII. Elas representaram o que demais avançado poderia existir, na época, em termos de empreendimentos comerciais e industriais. Nesse período, Luca Pacioli(1494) escreveu seu famoso Tractatus de Computis et Scripturis, que é a exposição atual da nossa contabilidade. Assim iniciou-se o período de domínio da “Escola Italianis”, em particular, e européia, em geral, razão pelo qual, o Brasil foi forte e inicialmente influenciado pela escola italiana. A Escola Norte-Americana. A partir de 1920, com a ascensão econômica e cultural do colosso norteamericano,com o surgimento das gigantescas corporações, desenvolve-se o approach norte americano, favorecido pela ampla estrutura econômica e política, mas também por pesquisa e trabalho de vários órgãos associativos.

Não se pode, também, esquecer, que os Estados Unidos herdaram da Inglaterra uma excelente tradição no campo da auditoria, criando lá, sólidas raízes. . Avanço das instituições...
tracking img