Teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Princípios fundamentais da Contabilidade
Os Princípios Fundamentais da Contabilidade são os conceitos básicos que constituem o núcleo essencial que deve guiar a profissão na consecução dos objetivosda contabilidade, que consistem em apresentar informações estruturadas para os usuários. Os princípios são a forma, o meio e a estrutura de que a disciplina se utiliza para chegar aos objetivos. Todacontabilidade nada mais é do que um gigantesco painel de indicadores, no que refere ao gerenciamento de uma entidade.
A expressão Princípios Fundamentais da Contabilidade engloba conceitosdiferenciados e que podem ter hierarquia ou amplitude diferentes. Alguns deles nem mesmo são essencialmente contábeis, mas se refere ao ambiente econômico ou social em que as entidades atuam. Seriam umaespécie de Postulados, denominados por alguns de Postulados Ambientais.
Podemos dizer que os Princípios Fundamentais da Contabilidade são: Os Postulados (entidade contábil e continuidade), os Princípiospropriamente ditos (custo histórico como base de registro de valor, denominador comum monetário, realização de receita e confrontação de receita) e as Convenções (materialidade, conservadorismo,consistência e objetividade).
Os Postulados:
O princípio da entidade é considerado por alguns autores como um dos Postulados Ambientais da Contabilidade, esse princípio é o inicio de todo o encadeamento doraciocínio contábil e do arcabouço estrutural da disciplina. A contabilidade é planejada, produz suas avaliações às entidades, de qualquer natureza e fim, que tenham exercido atividade econômica.Também temos a entidade contábil que é da natureza e das operações que os sócios, proprietários ou quotistas de determinada entidade sejam também entidades distintas. Entretanto, é preciso considerarque, o patrimônio de uma pessoa física, que participe do capital de outra entidade, também pode ser considerado uma entidade contábil. Para caracterizar bem este princípio é importante que, para...
tracking img