Teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1194 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bruno César Ferreira
Daiane Hipolyto Marqui
Gleica Cristina de Souza
Gledson A. Damasceno
Marina Santos Souza
Mayara Cristine Malheiro Santos











‘A Contabilidade como ferramenta de gestão para o administrador’





















Indaiatuba
2010
Bruno César Ferreira
Daiane Hipolyto Marqui
Gleica Cristina de Souza
Gledson A. Damaceno
Marina Santos Souza
Mayara Cristine Malheiro Santos‘A Contabilidade como ferramenta de gestão para o administrador’




Trabalho apresentado para habilitação parcial
na disciplina teoria da contabilidade solicitada
pelo professor Gilmar da turma de administração
2º Semestre.




















Indaiatuba
2010
Sumário:





1. Introdução


2. AContabilidade

3. Entendendo o departamento Contábil


4. Conclusão

5. Referencias













Indaiatuba
2010
INTRODUÇÃO




Por intermédio deste artigo expor-se-á, de um modo sucinto a história e
a evolução da contabilidade, relacionando-a com as mudanças estruturais de
cada período e enfatizando a sua interligação com os diversos campos da
gestão empresarial e a imprescindibilidade noplanejamento estratégico e
operacional da organização.
Serão apresentados aspectos relacionados tanto aos profissionais da
contabilidade quanto aos profissionais da administração, visando demonstrar a ligação existente entre eles, pois para os administradores são fundamentais os relatórios e demonstrações elaboradas pela contabilidade, necessários à tomada de decisões de caráter organizacional.Por fim, serão expostos vários aspectos que interligam a contabilidade
com a administração, visando um melhor resultado financeiro nas unidades
empresariais.

























A Contabilidade como Ferramenta de Gestão para o Administrador


Frequentemente os responsáveis pela administração das empresas estão tomando decisões, quase todas importantes, vitais para o sucesso do negócio. Parauma boa tomada de decisão há necessidade de dados, informações corretas, e outros subsídios.
Há algumas empresas que tem enfrentado sérios problemas financeiros e culpam a carga tributária, encargos sociais, juros altos e muitos outros fatores que contribuem para enfraquecer a empresa, quando, muitas vezes, a crise na empresa é causada pela má administração (decisões), falta de experiência eplanejamento, descontrole do fluxo de caixa, pouca atenção ao cliente, falta de capital de giro, decisões precipitadas, sem dados confiáveis. Não basta apenas a experiência do administrador, são necessárias ainda informações precisas para a tomada de decisões (basear decisões em dados), medirem o sucesso por resultados, ter objetivo definido, evitar resistência à mudança, confiar nos colaboradores,estimular o mérito alheio.
E essas informações estão contidas nos relatórios elaborados pela contabilidade. As informações geradas pela contabilidade não só permite ao administrador segurança ao tomar uma decisão, mas interage em cada área da empresa contribuindo para o sucesso do sistema maior. A própria empresa.
As empresas funcionam como um organismo complexo, onde tudo precisa acontecer em perfeitaharmonia. Não apenas a contabilidade, cada departamento, setor, funcionário, cada profissional tem uma participação importante nesse processo. Ao administrador é essencial que consiga identificar de cada parte integrante da corporação as informações que podem ser obtidas, conhecer exatamente qual o papel de cada um no processo macro de funcionamento da empresa, a "visão sistêmica”. As informaçõessão complementares e, portanto, o conjunto todo é muito importante. Os vários departamentos da empresa são interligados e interdependentes, em total sincronia.
Para um funcionamento satisfatório, é necessário um perfeito alinhamento dos processos operacionais e um ótimo plano de contas, surgindo um importante papel a ser desempenhado pelo contador. Esta é apenas uma das várias situações onde o...
tracking img