Teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (967 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma analise da teoria da Contabilidade

Classifica o conceito de ativo como o núcleo fundamental da teoria contábil que ainda se encontraria em plena discussão. Ao conceito de ativo e a suamensuração, aspecto importante, mas nem sempre devidamente compreendido pelos estudantes na área de ciências contábeis.
“O conceito de ativo é apresentado como ” o conjunto de bens e direitos de umaentidade” ou como “ As aplicações de recursos ” de uma empresa, e ensinada sem esperar ou espiar a oportunidade de discussões como a definição adequada para o termo de ativo.
De acordo com Hendriksen eVan Breda (2007), os ativos são, na sua essência, reservas de benefícios futuros. Onde os ativos são definidos como benefícios econômicos futuros prováveis, que são obtidos ou controlados por umaentidade em consequência de transações ou eventos passados. Sendo que de acordo com o FASB defende o não reconhecimento contábil da existência de tal ativo. A ideia de beneficio futuro atrelado a suaconceituação de ativo, quando destaca que o ativo é um recurso controlado pela empresa resultante de eventos passados, no qual se espera a geração de benefícios econômicos futuros.
Segundo Perez e Fama(2008), para a contabilidade básica são considerados, ativos bens e os direitos de uma entidade, expressos em moedas e a disposição da administração, já sob uma visão econômica e financeira os ativossão recursos controlados pela empresa e capazes de gerar benefícios futuros (entrada de caixa ou redução de saída de caixa ). Assim pode ser considerado um ativo, todo e qualquer elemento com ou semnatureza física que seja controlado pela empresa e que a ela proporcione a possibilidade de obtenção de fluxos de caixa.
A melhor caracterização de ativo são recursos controlados por uma entidadecapaz de gerar mediata e imediatamente fluxo de caixa. Nesse sentido os seguintes conceitos são utilizados por pesquisadores da contabilidade, benefícios futuros esperados, recursos econômicos...
tracking img