Teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1879 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria da Contabilidade 22/06/2012

PASSIVO
Representa todas as obrigações financeiras que uma empresa tem com terceiros, proveniente de transações passadas realizadas a prazo, com data de vencimento e beneficiária certo e conhecido todas as contas do passivo, representam os valores negativos do patrimônio.

A classificação do capital própiro no grupo do passivo é uma mera questão paraatender a necessidade da contabilidade para garantir a igualdade entre os dois grupos (Ativo e passivo).

Obrigações: constituem-se em ato da pessoa ou empresa dispor de algum bem ou serviço e que a troca destes originam um compromisso futuro de pagamento representado por um documento, como duplicatas a pagar.

Pastrimônio líquido: é a diferença entre os valores positivos do ativo (bens edireitos) e os valores negativos do passivo (obrigações), de uma entidade em um determinado momento!

ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTITATIVA DO PASSIVO: O patrimônio de uma entidade pode ser visto e analisado sob os seguintes aspectos:
Aspecto qualitativo ou específico: estuda a terminologia típica de cada elemento que compõe o patrimônio, tais como bens numéricos (caixa e bancos), bens de venda9mercadorias, produtos acabados e matéria prima, bens de renda( veículos e imóveis para locação), ou bens de uso(máquinas e equipamentos, materiais úteis e ferramentas).
Aspecto quantitativo: os componentes patrimoniais devem ser expresso em valores monetários $
A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO PATRIMÔNIO
Equação Fundamental
Sendo o patrimônio um conjunto de bens + direitos - obrigações com terceirosP.L. = A - P , onde P.L. PATRIMÔNIO LIQUIDO
A = Ativo
P = Passivo




Hoje 31/07/2012 falta a semana anterior
TEORIA DAS RESTRIÇÕES
Os fatos econômicos, políticos e tecnológicos influenciaram na evolução histórica da humanidade, criando novas necessidade à sociedade como ciência social, portanto,influenciada e influenciando esses fatos, a contabilidade evoluiu conforme a proposta de atender essas necessidades a seu campo de atuação, assim apresenta a seguinte a evolução histórica da contabilidade que contribui para esclarecer as funções contábeis e de controle, bem como ao processo evolutivo da ciência contábil.
CONTABILIDADE DO PROPRIETÁRIO: A primeira fase da contabilidade é a visão contábil deum instrumento ligado diretamente ao dono do empreendimento. Essencialmente envolvia o registro ordenado das transações dos homens de negócios para proteção de sua riqueza, desenvolvida desde os tempos históricos até a revolução industrial.
CONTABILIDADE FINANCEIRA; Teve sua origem na revolução industrial, em consequência de grandes negócios e da alteração pelos quais passaram a ser financiados.Como essa fase é associada ao crescimento da relevância dos relatórios contábeis (Balanço Patrimonial e Demonstrações Anuais de Lucros), relacionados com a prestação de contas para a sociedade capitalista, para redirecionamento dos investimentos dos investimentos para projetos mais rentáveis.
CONTABILIDADE GERENCIAL: É associada com o capitalismo industrial e apresenta um desafio para odesenvolvimento da contabilidade como gerenciamento industrial, surgiu da necessidade de gerenciamento contábil interno em função das novas complexidades dos processos de produção, objetivando informações para a tomada de decisões.
A Contabilidade gerencial mudou o foco da contabilidade passando dos registros e análise das transações fineanceiras

07/08/12
CONTABILIDADE GERENCIAL: é associada com oCapitalismo Industrial e apresenta um desafio para o desenvolvimento da contabilidade como gerenciamento industrial, surgindo assim a necessidade do gerenciamento contábil interno em função das novas complexidades dos processos de produção, objetivando informação para a tomada de decisão. A contabilidade gerencial mudou o foco da contabilidade, passando dos registros e análise das transações...
tracking img