Teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCÍCIOS

1 – Tradicionalmente, o Ativo tem quatro características:

a) Bem ou direito;

b) è de Propriedade da Empresa;

c) è medido (avaliado) monetariamente;

d) Traz benefícios presentes oufuturos. Destas características, qual deve cair mais rapidamente segundo a Teoria da Contabilidade?

O ativo nem sempre estão em poder da entidade, há caso em a mesma possuir máquinas alugadas queestão em poder de outra entidade. Embora isso não interfira na ocorrência de receita nem tão pouco na perda do bem.

2 – Quais os métodos de avaliação de Ativos? Comente cada um deles.

Custo Histórico ouOriginal- Refere ao valor original (inicial) da transação, ou seja, rege que estes devem ser registrados e mensurados conforme seu valor/ custo inicial. Porém, este método é considerado ineficientepor apresentar somente informações acerca dos custos do ativo não dando espaço desta forma para sua avaliação.

Custo Histórico Corrigido- Rege que os ativos devem ser contabilizados no ato da comprapelo seu valor de aquisição satisfazendo assim “o principio do registro pelo valor original”, além de ir ao encontro do “principio da atualização monetária” por permitir que estes sejam corrigidos poralgum indicador preço para o consumidor.

Custo de Reposição- Refere-se ao valor de aquisição de um ativo, visando substituir um outro de características semelhantes num determinado período. Refere-seao valor do sacrifício efetuado pela entidade para aquisição de bens ativos.

Custo de Reposição Corrigido- Refere-se ao valor de um ativo corrigido monetário num período x, para que essa correçãoseja apropriada ao valor inicial (original) deste ativo.


3 – Qual é a diferença entre Reposição e Custo Corrente? Explique.

Custo Corrente avaliará os ativos no momento em que as demonstraçõescontábeis serão apresentadas, como se estes fossem adquiridos nesta data, enquanto que o Custo de Reposição avaliará o momento em que estes ativos serão adquiridos e vendidos para geração de receita.

4...
tracking img