Teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo 1
Pesquisa
Relacione três livros que se destaquem sobre Pacioli. Desses livros pesquisados, após cita-los, selecione um texto de um deles, transcreva-o explicando por que você o escolheu.
O rosto de Pacioli foi pintado por Leonardo Da Vinci. Você ainda deverá xerocar este retrato de Pacioli e, em seguida, começar sua pasta de pesquisa, arquivando essas tarefas.
Livros:
• Sá, AntônioLopes de - Luca Pacioli – um mestre do renascimento - 2. Ed., rev. e amp. – Brasília – Fundação Brasileira de contabilidade, 2004;
• VALLE, Francisco - Frá Luca Pacioli e seu tratado de escrituração de contas – 1ª Ed. São Paulo – Atlas 1996;
• CARVALHO, Carlos de - Luca Paciolo, edição Fundação Alvares Penteado, São Paulo, 1994.

RETRATO DE LUCA PACIOLI POR LEONARDO DA VINCIQuestionário – sala de aula ou Homework
1. Por que a Contabilidade trabalha com números, mas não é tratada como uma Ciência Exata? O que é Ciência Social?
R: A contabilidade não é uma ciência exata, mas sim uma ciência social aplicada, pois trata do patrimônio, que é gerado ou modificado por ação humana ou de um conjunto de pessoas, dentro de uma sociedade, com implicações internas e externas dado asvariações nesse patrimônio afeta de alguma forma o meio em que está inserido.
Ciências sociais é um ramo da ciência que estuda os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a vida social de indivíduos e grupos humanos. Isso inclui Antropologia, Biblioteconomia, Estudos da comunicação, Economia, Administração, Arqueologia, Contabilidade, Geografia "Geografia humana", História, Linguística, Ciênciapolítica, Estatística, Psicologia social, Direito, Filosofia e Sociologia.
2. Qual é o momento em que a Contabilidade é vista como Ciência? O que se poderia entender como Ciência?
A Contabilidade, como ciência, teve sua primeira manifestação apenas no século XV, com a publicação, em 1494, da obra de Luca Pacioli (1445-1517), intitulada Summa de Arithmetica, Geometrica, Proportioni et Proportionalita, aprimeira e revolucionária obra sobre álgebra publicada na Europa, constituindo-se em uma compilação sobre Aritmética, Álgebra, Geometria Euclidiana Elementar e Contabilidade, baseada em manuscritos árabes, com cerca de 600 páginas e escrita em italiano.
Somente nos Tempos Modernos os conhecimentos contábeis milenares estruturaram-se em teorias, seguindo métodos racionais, com interesse emconhecer o movimento da riqueza das empresas

4. Quais são as vantagens da Escola Contábil Norte-Americana em relação à Europeia?
• A escola Norte-americana tem ênfase no usuário da informação contábil, apresentando informações uteis para a tomada de decisão, evitando-se endeusar demasiadamente a Contabilidade. Já na escola Europeia, grandes mestres da contabilidade passaram a ser vistos como“oráculos” da verdade contábil;
• A escola Norte-americana tem ênfase à Contabilidade aplicada, principalmente a Contabilidade Gerencial, ao contrário dos europeus que tinha uma preocupação excessiva com a teoria das contas, ou querer provar que a Contabilidade é uma ciência.
• A escola Norte-americana tem bastante importância com auditoria, como herança dos ingleses e transparência para os investidoresdas sociedades Anônimas (e outros usuários) nos relatórios contábeis, a auditoria é muito enfatizada. Já na escola europeia, Principalmente na legislação italiana, o grau de confiabilidade e a importância da auditagem não eram enfatizados.
• Na escola Norte-americana, as universidades em buscavam de qualidade, Grandes quantias para as pesquisas no campo contábil, o professor em dedicaçãoexclusiva, o aluno em período integral valorizaram o ensino nos Estados Unidos. Na escola Europeia, houve uma queda do nível das principais faculdades, principalmente nas faculdades italianas, superpovoadas de alunos.
5. Como fenômeno da Idade Média como protestantismo, mercantilismo e burguesia puderam alavancar a Contabilidade?
6. Por que a realidade inflacionária no Brasil até 1994 trouxe...
tracking img