Teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

http://investionario.comyr.com/c/custo-historico/

Avaliação do Ativo
Quando se está falando em avaliação há necessidade de se pensar em dois fatores importantes: os itens monetáriose os não monetários, pois estes irão se completar. Iudícibus destaca que “é claro que a mensuração monetária é o último estágio, o que aparece nas demonstrações. Em cadastro básico mais amplo, nadaimpede que se delineiem outras características do ativo, mas estas ficam escondidas do usuário”.
Mock & Grove, destacam que sistema de mensuração é o “conjunto de procedimentos que atribui númerosa objetos e eventos com o objetivo de prover informações válidas, confiáveis e econômicas para as tomadas de decisões”.
Critérios de Avaliação do Ativo
Direitos, Títulos de Crédito e quaisquerValores Mobiliários.
1. Os direitos e títulos de crédito, e quaisquer valores mobiliários serão avaliados pelo custo de aquisição ou pelo valor de mercado, se este for menor;
2. Exclui-se os jáprescritos;
3. Efetua-se as provisões adequadas para ajustar o valor provável de realização;
4. O custo de aquisição poderá ser aumentado, até o valor de mercado, para registro de correção monetária,variação cambial ou juros acrescidos.
Estoques
Os estoques serão avaliados pelo custo de aquisição/produção ou mercado, entre os dois o menor. Se o preço de mercado for menor do que o custo, faz-se aprovisão para ajuste ao valor de mercado.
Investimentos Relevantes em Sociedades Coligadas e Controladas
Serão avaliados pelo preço de custo, corrigido monetariamente e ajustado pelo método daequivalência patrimonial, ou seja com base no patrimônio da coligada ou controlada.
Investimentos em forma de ações ou quotas que não sejam em Coligadas ou Controladas, ou mesmo os feitos em taisempresas, porém Irrelevantes.
Serão avaliados pelo custo de aquisição, corrigido monetariamente, deduzido de provisão para perda provável na realização de seu valor, quando esta perda estiver comprovada...
tracking img