Teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 65 (16110 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apostila de Contabilidade Geral
1º Técnico em Contabilidade / Administração















Colégio e Faculdade Anchieta
Prof. Gerson Davi Tavares
Agosto/2011






1º Parte

INTRODUÇÃO

No desenvolvimento de uma obra técnico-cientifica, acima e antes de quaisquer outros atributos, estão à propriedade e a clareza com que ela delimita e conceitua cada tópico da matériaque se propõe a discutir. Redundante é, por sua conseguinte, afirmar nossa convicção de quanto essa premissa é valida num trabalho como este, que intenta oferecer reflexões ao universo da Contabilidade.
Faz-se necessário, porém, ressaltar que nos estudos dessa disciplina, a exemplo do Direito, há pouco para criar-se e muito para compilar-se. Pois em ambas às ciências prevalece uma estruturaformal a ser obedecida, restando, em conseqüência, uma margem bem restrita para o exercício da inovação.
A Contabilidade – meio imprescindível ao regular o funcionamento das entidades econômicos-administrativas – rege-se por leis. E nenhum roteiro sujeito a um ordenamento local pode desviar-se dele, sob pena de rumar, desde o nascedouro, na direção inoxerável do vazio. No enfoque dado ao conjunto damatéria e na maneira e ordem de se definir ou tratar cada um de seus elementos, reside, afinal, a didática proposta e a sugestão de uma via alternativa de aprendizagem.
A vez, a partir de agora, é dos conceitos. Investiguemos, pois seus segredos.

O QUE É, ENFIM, CONTABILIDADE?

Eis uma definição formada nos bancos acadêmicos: “Contabilidade é uma combinação de Ciência, Técnica e Arte queestuda, controla e interpreta os fenômenos verificados no patrimônio das entidades.”
Adendo: é a técnica contábil que, por meios próprios, faz a demonstração expositiva dos fatos econômicos, retrata o conteúdo do patrimônio, todas as suas variações e o resultado da gestão patrimonial.

PRINCÍPAIS RAMOS DA CONTABILIDADE

CONTABILIDADE COMERCIAL  utilizada por todas as empresas que opera nocomercio.

CONTABILIDADE INDUSTRIAL  utilizada pelas empresas industriais, que no geral não difere muito da contabilidade comercial.

CONTABILIDADE AGRICOLA  utilizada somente pelas empresas agrícolas, que no geral ,também não é muito diferente da contabilidade industrial, apenas possui algumas particularidades devido ao seu ramo de negócio.

CONTABILIDADE BANCÁRIA  utilizada pelasempresas do chamado mercado financeiro.

CONTABILIDADE PÚBLICA  utilizada pelas empresas públicas. Possui características peculiares das entidades públicas.


QUAL O OBJETO DA CONTABILIDADE?

Definição Unânime – o objeto da Contabilidade, ou seja, a matéria de que ela ocupa-se é o PATRIMÔNIO. Ela o estuda, analisa-o e o controla, registrando, por meio de demonstrações contábeis, todas asocorrências econômicas nele verificadas.

O QUE SÃO ESSAS “DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS”?

As demonstrações financeiras estabelecidas pela Lei n° 6.406/76, após as alterações introduzidas pela Lei n° 11.638/07, são: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração do Fluxo de Caixa, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados eDemonstração do Valor Adicionado.

O CAMPO DE APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE são as entidades econômicas-administrativas, com ou sem fins lucrativos.
Exemplo de entidades com fins lucrativos são empresas comerciais, indústrias e sociedades de economia mista. Exemplos de entidades sem fins lucrativos são as fundações, sociedades civis, cooperativas e órgãos públicos.

FINALIDADE: a finalidade daciência contábil é assegurar o controle do patrimônio administrado, retratando os elementos de que ela se compõe e respectivas variações. A Contabilidade, além de possibilitar, a qualquer tempo, o controle e a avaliação dos bens, direitos e obrigações da entidade, oferece ao administrador os dados e fundamentos necessários a suas tomadas de decisão. Por meio do Balanço Patrimonial, por exemplo, o...
tracking img