Teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria da Contabilidade – Exercícios – 2012_03_20

1. Faça um resumo do que se entende por Postulados, Princípios e Convenções:
Postulados (alicerce): são dogmas que não precisam ser comprovados, mas que há aceitação geral, sem nenhum questionamento. Princípios (paredes): não são verdades inquestionáveis e são sujeitos a aperfeiçoamentos e mudanças. Convenções (telhado): complemento dospostulados e princípios. São sujeitas a mutações e objeto de inúmeros estudos e estabelecem limites no procedimento do profissional de contabilidade.


2. Analisar se os seguintes procedimentos contábeis estão corretos ou errados, escolhendo o melhor Postulado, Princípio ou Convenção e justificando sua resposta.

a. O proprietário de uma empresa, que está com uma boa situação financeira, decideque as despesas de sua casa e seus empréstimos pessoais serão pagos pela empresa.
Errado, porque o sócio confundiu o patrimônio dele com o da empresa. Essa prática fere o princípio da Entidade.

b. As comissões dos vendedores somente são pagas quando as vendas são recebidas. As despesas de Comissões somente são registradas quando do seu pagamento.
Errado. A despesa de comissão deve serreconhecida quando a venda for reconhecida de acordo com o princípio da competência (confrontação das despesas).


c. A empresa possui contas bancárias em diversos países e no balanço apresenta os saldos na moeda de cada país.
Errado. Pelo princípio do Denominador Comum Monetário, todo o patrimônio deve ser avaliado pela mesma moeda.

d. A empresa adota a avaliação do estoque de acordo com ométodo PEPS no 1° semestre e Custo Médio no 2° semestre.
Errado. Pela convenção da Consistência, a empresa deve adotar as mesmas práticas contábeis ao longo do tempo.


3. Uma empresa prestou serviços de consultoria técnica para outra empresa no dia 30 de dezembro. Por questões burocráticas, a nota fiscal de serviços só foi emitida no dia 2 de janeiro.
Segundo o princípio da Competência(Realização da Receita) a receita deve ser reconhecida no dia 30 de dezembro, quando ocorreu a prestação dos serviços. Escolhe‐se como ponto normal de reconhecimento da receita aquele em que produtos ou serviços são transferidos ao cliente e não, propriamente, o ponto em que dinheiro é recebido por esta transferência.

Quando a receita deve ser reconhecida? (justifique)

4. Normalmente, as contasde telefone abrangem períodos que não coincidem necessariamente com o calendário mensal. É possível analisar cada conta individualmente e apropriar as chamadas no mês que foram realizadas. Entretanto, qual deveria ser a reação de uma entidade caso o valor desta conta não fosse relevante? Discuta esta questão à luz dos princípios contábeis. Não se esqueça de considerar o regime de competência nasua análise.
Caso o valor dessa conta não fosse relevante, segundo a convenção da Materialidade, a empresa poderia contabilizar todo o valor em apenas um mês (referência da conta). Para valores irrisórios em relação ao todo, a “materialidade” desobriga a um tratamento mais rígido que aqueles itens de cifras relevantes.

5. O Xingu Futebol Clube tem um jogador que é a sensação do momento noCampeonato Brasileiro. Trata-se de jogador formado nas bases do clube e, segundo observadores internacionais, tem valor estimado de mercado em torno de $ 30 milhões de dólares americanos. Qual o valor que deverá constar na contabilidade do clube, à luz da teoria contábil? (justifique)
Deve constar na contabilidade do clube o valor do contrato, segundo o princípio do Custo Histórico como Base deValor. “Os gastos com a contratação ou a renovação de contrato de atletas profissionais devem ser registrados no ativo imobilizado, em conta específica, pelo valor, efetivamente, pago ou incorrido. Os direitos contratuais registrados no ativo imobilizado devem ser amortizados de acordo com o prazo do contrato.” (Resolução do Conselho Federal de Contabilidade CFC – 1005/2004)

6. Pelo princípio da...
tracking img