Teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – INTRODUÇÃO

Apresenta-se neste, as respostas questionadas no livro base “Introdução à Teoria da Contabilidade, para o nível de graduação”. Foram efetuadas pesquisas avaliando dados de anos anteriores e suas modificações, conforme sugestionadas e a avaliação dos alunos do 3º ano de Ciências Contábeis em 2011.





















Por que os postulados da Entidade e daContinuidade são tratados como pilares da
Contabilidade?
R. Inicialmente devemos entender o conceito de postulado. Para Iudícibus e Marion postulado “...são dogmas ou premissas que não precisam ser demonstrados, comprovados ... é a exposição de uma verdade que não está sujeita a verificação...” . Entendido o que seja postulado, a Contabilidade não existe sem a Entidade (pessoa física oujurídica) que é constituída para durar por prazo indeterminado, é um empreendimento em andamento, em Continuidade. Estes dois postulados são a base do pensamento contábil, pois “... toda a estrutura contábil está construída em cima do fato de se ter uma pessoa para prestar serviços contábeis e que essa pessoa não está sujeita a morte, ou seja, é vista como algo imortal com presunção de continuar operandopor muito tempo.”
Os postulados da Entidade e da Continuidade são tratados como os pilares da
contabilidade, porque o postulado da Entidade representa o inicio de todo o encadeamento do
raciocínio contábil com a principal característica de separar o patrimônio da pessoa jurídica,
do patrimônio da pessoa física (sócios ou acionistas) e o principio da Continuidade, representa
que uma entidadeira exercer suas atividades por um tempo relativamente longo que somente
será abandonada quando um histórico de prejuízos persistente e a perda de substancia
econômica e de competitividade de mercado.

O que é um postulado ambiental?
R. Postulado ambiental são conceitos de hierarquia e de amplitudes diferenciados com os quais a Contabilidade trabalha e que se referem ao ambiente econômico,social e político em que as entidades atuam. O FIPECAFI conceitua postulado ambiental como sendo a “enunciação solene das condições sociais, econômicas e institucionais dentro das quais a Contabilidade atua; escapam ao restrito domínio da Contabilidade, para inserir-se no mais amplo feudo da Sociologia Comercial e do Direito, bem como da Economia e outras Ciências.”O postulado ambiental refere-semais ao ambiente econômico ou social em que as
entidades atuam.

Por que todos os Princípios Fundamentais não valem para uma empresa em
descontinuidade?
R. Porque o tratamento contábil dado a uma entidade em descontinuidade, após a evidenciação consagrada pelo contador e pela auditoria independente, é feito como o objetivo de promover a liquidação da entidade, assim o ativo (realizável eimobilizado) deve ser avaliado a valor de mercado, ou seja, seu valor provável de realização e não de custo, para saldar o passivo, isto evita que o usuário da informação contábil tome uma decisão equivocada sobre a entidade cujo horizonte esteja no fim.
Os princípios fundamentais não valem para uma empresa em descontinuidade, porque o
principio da continuidade serve de alicerce da entidade econsiderado altamente importante e
uma empresa em descontinuidade foge completamente dos conceitos e dos princípios
contábeis.

Explique a diferença entre Valores e Saídas e de Entrada no postulado da
continuidade.
R. A entidade visa o lucro que é o resultado da diferença positiva entre receitas e despesas. Nesta premissa, ao utilizarmos o postulado da Continuidade para avaliarmos uma entidade temosque, o valor de entrada (despesas) se dá pelo sacrifico de ativos (fatores de produção) em troca de uma receita superior ao valor do ativo sacrificado pela entidade; o valor de saída (receitas) registra no ativo os bens ou direitos sacrificados que avaliados pelo mercado geram receita para a entidade, permitindo que ela permaneça em continuidade. Sendo assim, os ativos estocados são avaliados...
tracking img