Teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA DA CONTABILIDADE


Introdução

Há várias formas das organizações, fazerem seus demonstrativos financeiros, fazendo com que acionistas, sócios, administradores, funcionários, e por que não a sociedade, saiba como a organização está se comportando financeiramente.
As formas exigidas por lei são a do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado de Exercício (DRE). Onde noprimeiro caso, são demonstrados todos os ativos e passivos da organização, com no final de ter como resultado o seu Patrimônio Liquido, neste caso todos os bens são considerados, sejam eles móveis, imóveis, em espécie, entre outros. No caso do DRE são consideradas apenas as despesas e receitas daquele período determinado.
Por fim outra forma utilizada principalmente por administradoresorganizacionais, mas que nem sempre demonstram a realidade financeira de toda organização, mas em um determinado momento é a Demonstração de Fluxo de Caixa, a qual é calculada, através das despesas e receitas, de forma bruta, sabendo-se desta forma quais os valores (financeiro) que se encontram nas contas bancárias da organização.














ETAPA – 5 – O Balanço Patrimonial (BP), aDemonstração do Resultado do Exercício (DRE) e a Demonstração dos Fluxos de Caixas (DFC).

Passo 1 - Balanço Patrimonial

O Balanço Patrimonial é a Demonstração Contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente em uma determinada data, a posição patrimonial, financeira e econômica da Entidade.
Podemos dizer que o Balanço Patrimonial é uma das principais atividades realizadas dentroda Gestão Patrimonial, e sua principal função é determinar qual é a situação financeira da Empresa, (este Balanço é realizado sobre o período de 1 ano ), consolidando a sua situação financeira.
O Balanço Patrimonial é dividido em 02 categorias: Ativos e Passivos
• Ativos – (positivo), tangíveis e intangíveis – consistem nos bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados, etambém constituem os ativos investimentos financeiros.
• Passivos – (negativo) – estes compreendem as obrigações financeiras da Empresa com o Estado, seus colaboradores e outras Empresas.
Depois de termos o cálculo dos Ativos e Passivos, obtemos o que chamamos de Patrimônio Líquido, este nada mais é que a diferença dos Ativos ( positivo ) e Passivos ( negativos ), sendo assim o PatrimônioLíquido é o capital que a Empresa tem disponível em caixa, tem por composição o capital social, Reservas de Capital, Reservas de Reavaliação, Reservas de Lucros e Lucros ou Prejuízos Acumulados, sendo que o Ativo e Passivo também é subdivido em Ativo Circulante e Ativo Não Circulante.
O termo Balanço Patrimonial tem origem no Patrimônio da Empresa, que seria os bens, direitos e obrigações, e quando éjuntado as duas partes, temos o que chamamos de Balanço Patrimonial.
Sabemos que o Balanço Patrimonial é apenas uma parte dos relatórios que compõem as Demonstrações Contábeis, temos também a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), as Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, etc.


Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)

O DRE apresenta de forma resumida o conjunto deoperações realizadas pela organização em um período pré-determinado, normalmente de 1 ano. Nessas operações são computadas todas as Receitas e as Despesas deste período, que no final demonstram se a organização obteve lucro ou prejuízo. Podemos dizer também que a DRE é um conjunto de informações que devem ser obrigatoriamente divulgadas anualmente, segundo a lei 6404/76, a divulgação destasinformações é apresentada para a prestação de contas para os sócios, acionistas e para fins fiscais, e estas demonstrações da DRE oferecem também uma síntese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma Empresa.
Ela é subdividida nas seguintes partes:
- Receita Operacional Bruta – São as receitas que as atividades da organização arrecadaram no período.
- Deduções da Receita...
tracking img