TEORIA DA COMUNICACAO E SEMIOTICA 01TEXTO TEORIA DA INFORMACAO

1277 palavras 6 páginas
4. Teoria da Informação
Prof. Renato de Campos

A Teoria da Informação ou Teoria Matemática da comunicação caracteriza-se por privilegiar os aspectos quantitativos e calculáveis em sua análise do processo de comunicação.
Segundo Mattelart (2000, p.57) esta teoria “ocupa a partir do final dos anos quarenta, um papel central. Com base nas máquinas de comunicar resultantes da guerra, a noção de informação adquire seu estatuto de símbolo calculável”.
Para Pignatari (s/d, p.16) nesta teoria “o que importa essencialmente é a medida de conteúdo de informação, ou melhor, do teor ou taxa de informação (...) em suas origens e rigorosamente falando, a Teoria da Informação surge como uma teoria estatística e matemática”.
De certo modo este teor matemático dado à comunicação nasce de preocupações práticas inerentes aos processos de transmissão de dados, principalmente na área das telecomunicações. O fato principal foca o processo de transmissão (preocupação com os suportes tecnológicos mais adequados) com a maximização da taxa ou teor de informação (códigos e signos mais adequados ao processo) e mínimos ruídos (eliminação de possíveis interferências no sistema).
Tais estudos serviram de base para processos que, atualmente, demonstram-se inseridos no cotidiano, como a comunicação entre máquinas e o código binário – base para desenvolvimento das tecnologias digitais. Talvez, devido à aproximação de seus principais teóricos à área das telecomunicações que tal aplicação prática e cotidiana tenha se implementado.
Em 1948, o americano Claude Elwood Shannon (nascido em 1916) publica uma monográfica entitulada The Mathematical Theory of Comunication, no âmbito das publicações de pesquisas por laboratórios Bell Systems, filial da empresa de telecomunicações de American Telegraph and Telephone (AT&T). No ano seguinte, esta monografia é publicada pela Universidade de Illinois, acrescida de comentários de Warrem Weaver, coordenador, durante a segunda guerra mundial, da pesquisa sobre as

Relacionados