Teoria da comunicação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4917 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTRUÇÕES
Para a realização das provas, você recebeu este Caderno de Questões, uma Folha de Respostas para as Provas I e II e uma Folha de Resposta destinada à Redação.
1. Caderno de Questões • Verifique se este Caderno de Questões contém as seguintes provas: Prova I: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO — Questões de 01 a 35 Prova II: MARKETING CULTURAL — Questões de 36 a 70 Prova de REDAÇÃO • Qualquerirregularidade constatada neste Caderno de Questões deve ser imediatamente comunicada ao fiscal de sala. • Nas Provas I e II, você encontra apenas um tipo de questão: objetiva de proposição simples. Identifique a resposta correta, marcando na coluna correspondente da Folha de Respostas:

V, se a proposição é verdadeira; F, se a proposição é falsa. ATENÇÃO: Antes de fazer a marcação, avaliecuidadosamente sua resposta. LEMBRE-SE: A resposta correta vale 1 (um), isto é, você ganha 1 (um) ponto.
A resposta errada vale −0,5 (menos meio ponto), isto é, você não ganha o ponto e ainda tem descontada, em outra questão que você acertou, essa fração do ponto. A ausência de marcação e a marcação dupla ou inadequada valem 0 (zero). Você não ganha nem perde nada. 2. Folha de Respostas • A Folha deRespostas das Provas I e II e a Folha de Resposta da Redação são pré-identificadas. Confira os dados registrados nos cabeçalhos e assine-os com caneta esferográfica de TINTA PRETA, sem ultrapassar o espaço próprio. • NÃO AMASSE, NÃO DOBRE, NÃO SUJE, NÃO RASURE ESSAS FOLHAS DE RESPOSTAS. • Na Folha de Respostas destinada às Provas I e II, a marcação da resposta deve ser feita preenchendo-se o espaçocorrespondente com caneta esferográfica de TINTA PRETA. Não ultrapasse o espaço reservado para esse fim.

• O tempo disponível para a realização das provas e o preenchimento das Folhas de Respostas é de 4 (quatro) horas e 30 (trinta) minutos.

ESTAS PROVAS DEVEM SER RESPONDIDAS PELOS CANDIDATOS AO SEGUINTE CURSO:

• COMUNICAÇÃ0 — PRODUÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA

UFBA – 2010 – VagasResiduais – 1

PROVA I — TEORIAS DA COMUNICAÇÃO

QUESTÕES de 01 a 35 INSTRUÇÃO:
Para cada questão, de 01 a 35, marque na coluna correspondente da Folha de Respostas: V, se a proposição é verdadeira; F, se a proposição é falsa. A resposta correta vale 1 (um ponto); a resposta errada vale −0,5 (menos meio ponto); a ausência de marcação e a marcação dupla ou inadequada valem 0 (zero).

QUESTÕES de01 a 05
No momento em que os Estudos Culturais prestam atenção a formas de expressão culturais não tradicionais se descentra a legitimidade cultural. Em consequência, a cultura popular alcança legitimidade, transformando-se num lugar de atividade crítica e de intervenção. Dessa forma, a consideração sobre a pertinência de analisar práticas que tinham sido vistas fora da esfera da culturainspirou a geração que desenvolveu os Estudos Culturais, principalmente, a partir dos anos 60. Logo, os Estudos Culturais construíram uma tendência importante da crítica cultural que questiona o estabelecimento de hierarquias entre formas e práticas culturais, estabelecidas a partir de oposições como cultura alta/baixa, superior/inferior, entre outras binariedades. (ESCOSTEGUY. In: HOHLFELDT et al.(Org.), 2001, p. 157)

Com base na análise do texto e nos conhecimentos sobre Estudos Culturais, é correto afirmar:

Questão 01
A legitimidade de formas culturais não tradicionais é reforçada pelos Estudos Culturais.

Questão 02
Os Estudos Culturais criticam as hierarquias criadas pelos binarismos da cultura.

Questão 03
A cultura popular, a baixa cultura, as formas não tradicionais decultura não podem ter legitimidade como objeto de análise e crítica científica.

Questão 04
A cultura popular pode ser considerada um local de crítica.
UFBA – 2010 – Vagas Residuais – Teorias da Comunicação – 2

Questão 05
Os estudos de recepção confirmam a hipótese hipodérmica sobre o imenso poder da mídia.

QUESTÕES de 06 a 08
Por articular as relações entre cultura e poder, Gramsci tem...
tracking img