Teoria da burocracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1821 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Curso de Graduação em Administração

Ana Clara Louredo da Silva
Danielle da Silva Martins
Lorena Cristina Davi de Sousa
Maria Rachel Cabral Ribeiro
Rafaela Brandão



PARADIGMAS DA ADMINISTRAÇÃO:
O passado e atualidade

Belo Horizonte
2013
Ana Clara Louredo da Silva
Danielle da Silva Martins
Lorena Cristina Davi de Sousa
Maria Rachel CabralRibeiro
Rafaela Brandão



PARADIGMAS DA ADMINISTRAÇÃO:
O passado e atualidade

Trabalho apresentado à disciplina Metodologia Científica, da Escola de Administração da Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais.

Belo Horizonte
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4

2. OS PARADIGMAS 5

3. OS PARADIGMAS E A ADMINISTRAÇÃO 5
3.1. Paradigmas no RH 5
3.1.1. Evolução do RH no século XX 6
3.1.2.Evolução do RH no século XXI 7

4. CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

INTRODUÇÃO
Os paradigmas estão introduzidos a nossa rotina e se tornam, muitas vezes, bases para nossas decisões mesmo que de maneira imperceptível. É impossível se esquivar, visto que o mundo é movido por essas “verdades”.
Nesse campo existem duas perspectivas completamente distintas: A extremamente positiva que trataconcepções que norteiam nossa vida e movem nossas ações diárias. E as negativas, que são convicções que podem tornar-se um impedimento para a compreensão que as verdades podem se alterar e que existem possibilidades além das que acreditamos.
Não há como viver sem os paradigmas e o objetivo dessa pesquisa é analisar as mudanças de percepções ao longo do tempo e avaliar, dentro da perspectiva daadministração, mais especificamente do RH, as “verdades” de cada época, tentando entender o porquê as visões são tão mutáveis em curtos espaços de tempo.

OS PARADIGMAS
Os paradigmas têm diversas definições, que ao final tem um mesmo sentido: uma verdade que move as pessoas.
Vamos observar o conceito por Tomas Kuhn, importante estudioso na área: “Paradigmas são modelos, representações e interpretações de mundouniversalmente reconhecidas que fornecem problemas e soluções modelares para uma comunidade científica.” (KUHN, Tomas, 1958).
OS PARADIGMAS E A ADMINISTRAÇÃO
A administração, uma área tão ampla e peculiar, não deixa seus paradigmas passarem despercebidos. A diferença desses paradigmas, para os de outros campos, é a dimensão que tomam visto que muitas vezes são repassados para todas as áreas daempresa. Essas verdades são levadas por muito tempo até que alguém ouse a mudar essa concepção, transformando-a em outro paradigma. É um ciclo.
Paradigmas no RH
Hoje, uma das importantes áreas da administração é o RH, que tem como responsabilidade a tomada de decisão no que se refere à parte humana da empresa, porém ele nem sempre existiu. O RH cresceu muito nos últimos tempos, se consolidando etornando-se cada vez mais fundamental na estrutura de uma empresa e é um importante aspecto ao se tratar de paradigmas em organizações.
Nenhuma área é mais democrática que o RH. Em vários outros departamentos sempre se pode perceber uma preferência por profissionais que são capacitados para cumprir funções exclusivas do cargo que ocupam. Já no RH é possível observar claramente seu dinamismo.
Nopassado, os profissionais que faziam parte do RH de uma empresa, eram geralmente psicólogos, que tinham conhecimentos comportamentais, porém não tinham noção sobre particularidades de cada setor.
Com a evolução, o RH começou a aceitar pessoas com formações em outras áreas, que traziam conhecimentos diversificados e agregavam valores, como: engenheiros, economistas e advogados. Essesprofissionais começaram a fazer parte desse departamento, que ficou sendo visto como parceiro de outros setores organizacionais, e fundamental para o desenvolvimento das empresas. Alcançando assim a Gestão de Pessoas nas organizações.
Pode-se observar que o RH foi surgindo e se consolidando com o tempo, a cada década surgiam inovações e progressos nesse setor.
Evolução do RH no século XX
Década de...
tracking img