Teoria da burocracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de Brasília
Introdução à administração – 181013
Professor: Alexandre Maduro-Abreu
Aluno: Edgar Amaral Silveira
Matricula: 07/31919

A Teoria da Burocracia
Resumo

Aadministração burocrática surgiu na Europa como alternativa às outras teorias conhecidas, visto que buscava a racionalidade técnica requerida para projetar e construir um sistema administrativo baseado no estudoexato dos tipos de relacionamentos humanos necessários para expandir a produtividade. Com isso introduziu o estudo do aspecto institucional consolidando assim a doutrina clássica da administração.
Oestudo sistemático da burocracia de Weber procurava estabelecer estrutura, estabilidade e ordem às organizações por meio de uma hierarquia integrada de atividades especializadas. Este estudo concebeu oque seria a burocracia ideal (caracterizada por um modelo analítico de organizações). Os Burocratas eram os gerentes habilidosos que faziam a organização funcionar.
As características da burocraciaconcebidas originalmente são: divisão do trabalho; hierarquia de autoridade; racionalidade; regras e padrões; compromisso profissional; registros escritos; impessoalidade.
Uma das concepções básicasde Webber é a teoria da autoridade que é colocada em confronto com o poder e a persuasão. A essência da autoridade é que as ordens ou decisões são obedecidas voluntariamente porque a fonte de onde elasemanam é considerada legitima e porque envolve a prévia suspensão de julgamento da sua natureza. A autoridade apresenta três tipos puros ou ideais que são: autoridade tradicional, carismática e aracional.
As funções da burocracia são: especialização; estrutura; previsibilidade; racionalidade; democracia. Para Weber, burocracia não era uma regra ou impedimento que provocasse a ineficiência comoo termo é entendido.
Weber em seu estudo teria ignorado a organização informal que produz e amplia as ineficiências. Houve criticas também em relação à ênfase excessiva dele na disciplina...
tracking img