Teoria da burocracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1228 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Um dos traços marcantes das sociedades modernas e o seu caráter burocrático e ilimitado. Apesar de a burocracia ter sido idealizada para padronizar e legalizar procedimentos de ordem administrativa, os contínuos desenvolvimentos de suas atribuições vieram a comprometer esses propósitos. Temos hoje uma maquina burocrática lenta e ineficiente, que não vem a atender a, mas simplesnecessidade de um cidadão
A abordagem clássica do pensamento administrativo de Taylor e Fayol, com sua visão comportamental do ambiente do ambiente organizacional, não atentou ao aspecto burocrático das empresas como extensão da sociedade. A escola da burocracia vem assim preencher essa lacuna.

ORIGENS DA ESCOLA BUROCRATICA

A escola burocrática foi inspirada por Max Weber, sociólogo alemãonascido em 1864.
A burocracia no sentido popular e um sistema exagerado por utilização de papel e aos regulamentos, e um sistema em que a estrutura e organizada por normas escritas visando racionalidade e igualdade de tratamento e situações.
As origens dessa escola são provenientes da rivalidade existente entre teoria clássica e a teoria das relações humanas, que não conseguiram apresentar umavisão geral da organização. Assim surge a necessidade de criar um modelo organizacional que considera todos os aspectos organizacionais fossem eles humanos ou estruturais.
O constate crescimento das empresas, com número cada vez maior de tarefas dentro da organização influenciados por Max Weber que propôs um modelo de organização baseado na burocracia que foi imediatamente aproveitado nasempresas.
A burocracia visa atingir metas dentre elas a previsibilidade do comportamento das pessoas, ou seja, padronização do desempenho humano, buscando alcançar a máxima eficiência da organização. E teve suas origens nas mudanças religiosas ocorridas após o Renascimento.
Um dos seguimentos ideal da burocracia:
DIVISÃO DE TRABALHO – os trabalhadores são divididas em tarefas simples, rotineiras ebem definidas.
HIERARQUIA DE AUTORIDADE – os cargos ou postos são organizados em uma hierarquia , sendo casa um dos postos inferiores controlado e supervisionado por um mais elevado.
SELEÇAO FORMAL - todos os membros da organização serão selecionados com base em qualificações técnicas demonstradas por treinamento, educação ou exame formal.
REGRAS E REGULAMENTOS FORMAIS – para garantiruniformidade e regulamentar as ações dos funcionários, os gerentes devem recorrer constantemente a regras organizacionais formais.
IMPESSOALIDADE – regras e controles são uniformemente aplicados, evitando-se envolvimento com as personalidades e preferência pessoais dos funcionários.
ORIENTAÇÃO DE CARREIRA – os gerentes são funcionários profissionais e não proprietários das unidades que administram.Trabalham em troca de salários fixos e seguem suas carreiras dentro da organização.
Segundo Max Weber, burocracia não e um sistema social e sim de poder divididos em três categorias:
TRADICIONAL - a obediência tem como origem no respeito dos comandados as origens que passam de geração por geração. Sua legitimação esta liga a confiança na maneira tradicional de agir e nos costumes. Esse tipo depoder também não e racional. Sua imagem esta associada ao clã, patriarcas, a família.
CARISMATICA - tem como origem a dedicação ao líder por partes dos comandados. O líder tem como qualidades que dão credibilidade que o faz ser admirado. Sua imagem esta associada ao partido política, nações revolucionarias.
LEGAL, RACIONAL OU BUROCRATICA – e baseado em leis estabelecidas como direitos e deverespara todos os integrantes de uma sociedade ou organização, conjunto de regras legais previamente estabelecidas e aceitas por todos. Sua imagem esta associada a organização do tipo burocrático como nas grandes empresas, exército.
Max Weber por sua vez estudou as características da burocracia que estão presentes nas organizações que são divididas em:
FORMALIDADE - definida pela lei, que busca a...
tracking img