Teoria da burocracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Teoria da Burocracia desenvolveu-se na Administração
por volta da década de 1940 em função dos seguintes aspectos:
* A fragilidade e a parcialidade da Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas, ambas
oponentes e contraditórias, mas sem possibilitarem uma abordagem global e integrada dos problemas organizacionais. Ambas revelam pontos de vista extremistas e incompletos sobre aorganização, gerando a necessidade de um enfoque mais amplo e completo.
* A necessidade de um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, bem como o comportamento dos membros dela participantes, e aplicável não somente à fábrica, mas a todas as formas de organização humana e principalmente às empresas.
* O crescente tamanho e complexidade das empresas passaram a exigirmodelos organizacionais mais bem-definidos. Milhares de homens e mulheres colocados em diferentes setores de produção e em diferentes níveis hierárquicos: os engenheiros e administradores no alto da pirâmide e os operários na base. Devem executar tarefas específicas e ser dirigidos e controlados Tanto a Teoria Clássica como a Teoria das Relações Humanas mostraram-se insuficientes para responder ànova situação.
* O ressurgimento da Sociologia da Burocracia, a partir da descoberta dos trabalhos de Max Weber, seu criador. A Sociologia da Burocracia propõe um modelo de organização e as organizações não tardaram em tentar aplicá-lo na prática, proporcionando as bases da Teoria da Burocracia.
A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dosmeios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.
Para Weber, a burocracia é uma organização cujas consequências desejadas se resumem na previsibilidade do seu funcionamento no sentido de obter a maior eficiência da organização.
Weber salienta que o sistema moderno de produção , racional e capitalista, não se originou das mudançastecnológicas, nem das relações de propriedades , como afirma Karl Max, mas de um novo conjunto de normas sociais morais, ás quais denominou “ética protestante”. Verificou que o capitalismo, a burocracia como forma de organização,
e a ciência moderna constituem três formas de racionalidade que surgiram a partir dessas mudanças religiosas ocorridas nos países protestantes e não em países católicos.
Paraentender a burocracia Weber estudou os tipos de sociedade e os tipos de autoridade.
Weber distingue três tipos de sociedade, uma delas é a Sociedade legal, racional ou burocrática: onde predominam normas impessoais e racionalidade na escolha dos meios e dos fins, como nas grandes empresas, nos estados modernos, nos exércitos etc.
Autoridade legal, racional ou burocrática:
Quando os subordinadosaceitam as ordens dos superiores como justificadas, porque concordam com certos preceitos ou normas que consideram legítimos e dos quais deriva o comando. É o tipo de autoridade técnica, meritocrática e administrada. Baseia-se na promulgação. A ideia básica fundamenta-se no fato de que as leis podem ser promulgadas e regulamentadas através de procedimentos formais e corretos. O conjunto governanteé eleito e exerce o comando de autoridade sobre seus comandos, seguindo certas normas e leis. A obediência não é devida a alguma pessoa em si, mas a um conjunto de regras e regulamentos legais previamente estabelecidos. A legitimidade do poder racional e legal se baseia em normas legais racionalmente definidas.
Segundo o conceito popular, a burocracia é entendida como uma organização onde opapelório se multiplica e se avoluma, impedindo soluções rápidas ou eficientes. O termo também é empregado com o sentido de apego dos funcionários aos regulamentos e rotinas, causando ineficiência à organização. O leigo passou a dar o nome de burocracia aos defeitos do sistema (disfunções) e não ao sistema em si mesmo. O conceito de burocracia para Max Weber é exatamente o contrário. Para ele, a...
tracking img