Teoria da burocracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA DA BUROCRACIA

No estudo das teorias clássicas da Administração sobre uma estrutura organizacional, temos: A TEORIA DA BUROCRACIA, que surgiu com MAX WEBER (1864-1920), sociólogo Alemão,fundador da teoria da burocracia, a qual visava uma organização formal, voltada a racionalidade e eficiência. Porem enfatizando, poder, autoridade, ordem e disciplina.

A TEORIA DA BUROCRACIA APRESENTAAS SEGUINTES PRINCIPAIS DIMENSÕES:

FORMALIZAÇÃO: Nesta, a organização segue um conjunto de leis e regras internas, tem suas atividades definidas por escrito.
DIVISÃO DO TRABALHO: Aqui os cargossão definidos de acordo as competências, funções específicas e delimitadas.
PRINCIPIO DA HIERARQUIA: Cada funcionário tem um único chefe e é guiado por ordens impessoais, assegurando sua obediência.IMPESSOALIDADE: Por mais que as pessoas estejam envolvidas, os cargos são enfatizados (as pessoas saem, mas os cargos continuam).
COMPETÊNCIA TÉCNICA: Aqui por intermédio de concursos e testes sãoselecionados os funcionários, de acordo com suas competências e qualificações profissionais, tendo oportunidades de carreira, quando julgado por seu superior.
SEPARAÇÃO ENTRE PROPRIEDADE EADMINISTRAÇÃO: O dirigente ou burocrata não é necessariamente dono da organização e dos seus meios de produção e sim profissional de sua área de gestão, dando abertura a investimentos de capitais anônimos.PROFISSIONALIZAÇÃO DO FUNCIONÁRIO: A burocracia permitiu o surgimento do funcionário como profissional, pois são especialistas em face da divisão do trabalho. Aqui os funcionários não possuem propriedade dosmeios de produção, são nomeados pelo superior, assalariados, fiéis aos cargos e seus mandatos, por tempo ilimitado.
A burocracia visa atingir o objetivo desejado, buscando prever o comportamento daspessoas dentro da organização. Porém, nem sempre isso e possível, trazendo consequências indesejáveis, ineficiência e imperfeições.

ENTRE AS PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS DA BUROCRACIA ESTÃO:...
tracking img