Teoria da borocracia

1068 palavras 5 páginas
Conceito de Teoria da Burocracia
O termo Burocracia foi usado, pela primeira vez, por Max Weber
Max Weberem 1864
Nascimento 21 de abril de 1864
Erfurt, Alemanha
Falecimento 14 de junho de 1920
Munique, Alemanha
Nacionalidade Alemã
Ocupação Jurista, economista e sociólogo. Principais *A ética protestante e o
Trabalhos espírito do capitalismo
* Sistema econômico e sociedade Teoria da Burocracia
Max Weber (1864 – 1920)
O modelo burocrático segue preceitos rígidos e disciplinares. Os pressupostos dessa teoria saíam em defesa de aspectos coerentes com a visão racionalista do ser humano:
Organização Informal – sendo imprevista, não é racional. Não sendo racional, não é desejada nas organizações burocráticas.
Teoria da Burocracia - Origens
A partir da década de 1940, as críticas feitas à Teoria Clássica - pelo seu mecanicismo - e à Teoria das Relações Humanas - por seu romantismo ingênuo – revelaram a falta de uma teoria da organização sólida e abrangente que servisse de orientação para o administrador.
Alguns estudiosos foram buscar nas obras de um economista e sociólogo já falecido, Max Weber, a inspiração para essa nova teoria da organização.
Surgiu assim, a Teoria da Burocracia na Administração. A Teoria da Burocracia desenvolveu-se na Administração em função dos seguintes aspectos:
Teoria da Burocracia - Origens
A fragilidade e a parcialidade das Teorias Clássica e das Relações Humanas, ambas oponentes e contraditórias, mas sem possibilitarem uma abordagem global e integrada dos problemas organizacionais. Ambas revelam pontos de vista extremistas e incompletos sobre a organização, gerando a necessidade de um enfoque mais amplo e completo.
A necessidade de um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, bem como o comportamento dos membros dela participantes, e aplicável não somente à fábrica, mas a todas as formas de organização humana, e principalmente às empresas.
O crescente tamanho e complexidade das

Relacionados

  • administracao publica mocambicanao: desafios e perspectivas
    1425 palavras | 6 páginas
  • Formas burocrática das organizações
    5534 palavras | 23 páginas
  • Impacto do protocolo comercial da sadc
    9379 palavras | 38 páginas