Teoria da autodeterminação e mtivação no trabalho

640 palavras 3 páginas
Teoria da Autodeterminação

Essa teoria foi descrita por Deci e Ryan, baseia-se na concepção de que a motivação se relaciona à busca do atendimento de necessidades psicológicas básicas. As bases dessa teoria sitam-se no estudo dos componentes de motivação intrínseca e de motivação extrínseca. Os motivos intrínsecos resultam da própria vontade do individuo. Os motivos extrínsecos dependem de fatores externos. Há algumas formas de motivação extrínsecas e intrínsecas. A Motivação Extrínseca Controle Externo identifica-se com fazer algo porque se sente pressionando por algo ou alguém a faze-lo. Ex: “porque preciso do diploma, ao menos, a fim de conseguir uma ocupação bem remunerada no futuro”. A Motivação Extrinseca é uma regulação por introjeção que corresponde a fazer algo porque o individuo se pressiona a si próprio a faze-lo. Ex: “para provar para mim mesmo que sou capaz de completar o curso”. Fazer algo porque decidiu fazer configura o sentido da Motivação Extrinseca por Identificação. Ex: “pelo prazer que sinto quando supero a mim mesmo no estudo”.
A Desmotivação implica ausência de percepção de contingências entre as ações e seus desfechos, isto é, falta de motivos intrínsecos e extrínsecos. Ex: “honestamente, não sei; acho que estou perdendo meu tempo na universidade”.
A Motivação Intrínseca para Vivenciar Estímulos relaciona-se com o fazer algo para experimentar sensações estimulantes, de natureza sensorial ou estética. A Motivação Intrínseca para Realização significa fazer algo pelo prazer e satisfação que decorre da busca de realização ou criação de coisas. A Motivação Intrínseca para Realização significa fazer algo pelo prazer e satisfação que decorre da busca de realização ou criação de coisas. Exemplo de Motivação Intrínseca para o Saber, “porque sinto satisfação e prazer enquanto aprendo coisas novas” De acordo com essa teoria, as motivações dos indivíduos diferem e são determinadas e orientadas por contextos que dão subsídios a necessidades

Relacionados