Teoria da argumentação jurídica, oratória, prof. jamerson

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Oratória?
Oratória é a arte de falar em público de forma estruturada, com a intenção de informar, influenciar, ou entreter os ouvintes.
Qual a importância da oratória?Porque é um meio de convencer sensibilizar, transmitir conhecimento, expressar ideias, fazer proselitismo, promover, enfim, a comunicação entre o orador e o seu auditório.
Faça umaanálise crítica do texto A arte da Oratória abordando qual a mensagem que o autor quis passar ao interlocutor.
O autor do texto A arte da Oratória tem como objetivo demonstrar que aoratória se encontra em decadência no Brasil, pois hoje não mais se destacam grandes oradores como em tempos passados, como por exemplo, Tancredo Neves e Ulisses Guimarães, entreoutros grandes nomes, que conseguiam prender a atenção dos que ali estavam para ouvi-los.
Fala também da padronização do discurso, pois as pessoas
não estão preparadas para discursar esimplesmente fazem a leitura do texto que possuem em mãos e se esquecem que não estão apenas lendo em voz alta e sim falando para um auditório. As pessoas precisam se preparar mais,buscar conhecimento para se tornarem bons oradores e assim consigam transmitir a mensagem proposta de forma clara e objetiva pra o publico alvo.

Identifique no texto apresentadoquais são as principais qualidades que deve ter um orador e um texto.
O orador deve pensar em primeiro lugar na solidez da construção e tanto melhor se, depois disso, a solidezrevela uma beleza monumental, que não se tinha procurado, deve ser capaz de expor o bom direito, tornando-o compreensível ao entendimento do magistrado e agradável ao seu espirito.
Otexto deve obedecer à determinada forma, observar o bom vernáculo, ser adequado a ocasião, ter pertinência com o assunto versado, apresentar rigorosa sequência no enunciado das frases.
tracking img