Teoria da Argumantacao Gabriel Chalita

545 palavras 3 páginas
A SEDUÇÃO DO DISCURSO

CHALITA, Gabriel. A sedução do discurso. Resenha crítica capítulo 4. Ave.

Uma análise descritiva e crítica é o que se apresenta a seguir ,cujo texto-fonte “A sedução no discurso: O poder da linguagem nos tribunais de júri” de Gabriel Chalita.Capítulo IV Ave,palavra .
No quarto capitulo oportunamente Chalita fala de ave palavra ressalta a importância da palavra, seja escrita, falada, pensada, articulada, de todas as formas,pois atinge o ouvinte em corpo e alma, transpondo-os de um estado mental e emocional para outro. O autor descreve as artimanhas necessárias para que a linguagem e a argumentação consiga envolver e encantar seus receptores. Para tanto, o autor afirma que o discurso para ser de fato convincente e sedutor, faz-se necessário a combinação de raciocínio lógico e da emoção além de diferentes tipos de linguagem aliados à interpretação oral do falante.
O autor afirma ainda mostrando que a linguagem corporal é o complemento e conseqüência da verbal, além de ser mais verdadeira. Alerta, ainda que a linguagem do corpo nos permite conhecer o homem forte ou fraco, sincero ou fingido, seguro ou inseguro de si, sensível ou insensível, aquele que se deixaria dominar, aquele que reagiria, aquele que nem perceberia o que está acontecendo. E que é importante, pois os advogados e promotores buscam potencializar esta emoção para potencializar as reações dos jurados Esclarece que embora a comunicação possa ocorrer por meio de expressões e atitudes de todo o corpo, a palavra é em si o maior elemento de sedução e o principal aos profissionais do Direito.Ressalta que as frases bem pronunciadas podem garantir que os significados sejam transmitidos corretamente, mas que é fundamental o ritmo e modo como são articuladas. O fato é que Chalita sempre demonstra que a arte do bem falar é conseqüência da utilização dos recursos discursivos, é uma técnica a qual, de acordo com Platão, poderia ser usada para convencer os deuses, pois tem efeito inegável

Relacionados