Teoria da aprendizagem verbal significativa de ausubel: o que professores (não) sabem sobre ela?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA




RAFAELLA SOARES GUEDES
RAYNE MONISE RESENDE SOARES










TEORIA DA APRENDIZAGEM VERBAL SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL: O QUE PROFESSORES (NÃO) SABEM SOBRE ELA?














JOÃO PESSOA - PB
2011
RAFAELLA SOARES GUEDES
RAYNE MONISE RESENDE SOARES










TEORIA DA APRENDIZAGEMVERBAL SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL: O QUE PROFESSORES (NÃO) SABEM SOBRE ELA?





Trabalho de Conclusão de Curso submetido ao Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Licenciatura em Pedagogia


Orientadora:
Prof.ª Dr.ªCarmen Sevilla Gonçalves dos Santos.






















JOÃO PESSOA - PB
2011
TEORIA DA APRENDIZAGEM VERBAL SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL: O QUE PROFESSORES (NÃO) SABEM SOBRE ELA?



Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, como requisito obrigatório ao título de Licenciada em Pedagogia.Aprovada em ____ de dezembro de 2011.








BANCA EXAMINADORA






____________________________________________________
Prof. Dr. Fernando Cézar Bezerra de Andrade (UFPB)
(Examinador)




____________________________________________________
Prof.ª Dra. Carmen Sevilla Gonçalves dos Santos (UFPB)
(Orientadora)A nossa família e amigos que sempre nos apoiaram para concluirmos este curso, a fim de podermos ter a oportunidade de contribuir com o desenvolvimento e melhoria da Educação de nosso país.
AGRADECIMENTOS



A Deus. O que seria de nós sem a fé que temos n’Ele?

À professora e orientadora Carmen Sevilla Gonçalves dosSantos por seu apoio e inspiração no amadurecimento dos nossos conhecimentos e conceitos que nos levaram à execução e conclusão desta monografia.

Ao Professor Fernando Cézar Bezerra de Andrade por ter sido um excelente professor, enriquecendo grandemente nossa formação profissional. Agradecemos também sua participação em nossa banca, sendo de grande valia suas colocações.


Aos nossosqueridos amigos Marcelo Fonseca, Maykon Alex, Rosângela Pinheiro, Gustavo Paiva, Danielle Batista e Larissa Chaves que não nos deixaram desistir desse trabalho, auxiliando-nos imensamente nas pesquisas, bem como com palavras de incentivo.

Aos nossos colegas de turma, pelo convívio marcado por momentos não só alegres, mas de debates e discussões que nos fizeram refletir grandemente a respeitode nossos papéis, como futuras pedagogas.


Ao grande grupo de funcionários que compõem a Universidade, no qual cada um, com sua respectiva função, contribuiu para nos auxiliar em diversas questões, propiciando um atendimento eficaz.























O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho, masformar uma nação, com gente capaz de pensar.


José Arthur Giannotti
RESUMO


O presente Trabalho de Conclusão de Curso analisa a importância da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAVS) de Ausubel para a prática educativa. Para tanto, realizou–se uma pesquisa com 30 professores, sendo 10 da rede particular, 10 da rede municipal e 10 da rede estadual. Utilizou–se comoinstrumento de coleta de dados um Questionário constituído de questões abertas, através do qual se analisaram os métodos de ensino que os professores têm adotado, como eles usam (ou não) os organizadores prévios com os alunos ao introduzir um novo conteúdo, e também o que eles entendem sobre a aprendizagem significativa. Compararam–se as respostas fornecidas pelos professores das três redes de ensino de...
tracking img