Teoria da administraçao ll

Páginas: 19 (4678 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2011
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ






JEANE COKE







PRIMEIRA AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA
DE ADMINISTRAÇÃO II










Maringá
2010


JEANE COKE









PRIMEIRA AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA
DE ADMINISTRAÇÃO II

Trabalho apresentado como requisito parcial para avaliação da disciplina de Administração II do curso de AdministraçãoPública – Modalidade à distância – da Universidade Estadual de Maringá.

Prof.ª Elisabete Camilo

Maringá
2010
APRESENTAÇÃO

O presente trabalho visa apresentar algumas questões de relevante importância tanto para o futuro administrador quanto para o próprio estudo da Administração como Ciência Social Aplicada.
Serão abordados os conceitos de senso comum, ciência aplicada,teoria e paradigma.
Além destes conceitos, serão tratados tópicos que dizem respeito ao conhecimento de gestão dos povos Sumérios, Egípcios e Hebreus; a Administração Sistemática na visão de Adam Smith, o estudo dos Tempos e Movimentos, as funções e princípios da Administração por Henri Fayol, os objetivos da Escola de Relações Humanas quando da pesquisa de Hawthorne, a importância da Hierarquia dasNecessidades de Maslow para a escola de Relações Humanas, as vantagens da burocracia por Max Weber e como as organizações podem desenvolver suas atividades num sistema Burocrata, as disfunções da burocracia percebidas por Merton e, finalmente as características do homem organizacional segundo a Teoria Estruturalista por Motta e Vasconcelos.

1 SENDO A ADMINISTRAÇÃO UMA CIÊNCIA SOCIAL APLICADA,DEFINA E EXPLIQUE:

1.1 SENSO COMUM
É a maneira do homem interpretar o universo. O senso comum é visto como a compreensão de todas as coisas por meio do saber social , ou seja , é o saber que se adquire através de experiências do cotidiano. Engloba costumes, hábitos, tradições, normas, éticas e tudo aquilo que se necessita para viver bem. É o conhecimento que recebemos de uma geração para outra eque nasce do esforço de se resolver os problemas práticos e imediatos do cotidiano, como a maneira de se organizar a comunidade, a sobrevivência às alterações climáticas, construir habitações, confeccionar vestuário, plantar, colher, conservar produtos e alimentos, cuidar da saúde etc. O senso comum muda historicamente por influência do saber científico e tecnológico.
As pessoas utilizam o sensocomum de maneira espontânea e sem querer a quase todo momento pela utilização de um método criado a partir de uma experiência natural. Senso comum é tudo o que não é ciência. Temos como exemplo o uso de chás e alimentos para curar determinadas doenças ou distúrbios.

1.2 CIÊNCIA APLICADA
Faz o uso dos conhecimentos derivados da ciência básica na busca de novos conhecimentos e de aplicativospara estes. Ou seja, a ciência aplicada é o ramo das ciências que visa a aplicação do conhecimento para a solução de problemas práticos.
A ciência aplicada tem seu enfoque voltado para o controle de determinados setores da realidade com a ajuda do conhecimento científico. (Bunge, 1980). As ciências aplicadas são importantes para o desenvolvimento tecnológico. Seu uso no cenário industrialé normalmente referido como pesquisa e desenvolvimento (P&D).
Temos como exemplos de ciência aplicada: a Matemática aplicada, a Química aplicada, Botânica e Zoologia, Sociologia do desenvolvimento etc.

1.3 TEORIA
Cumpre a função de sistematizar o saber a partir de um corpo de enunciados e princípios articulados e autônomos a partir de linguagem própria. A teoria é fruto da pesquisa, naconfrontação e testagem dos fatos a partir das suas hipóteses estruturantes. Portanto, é derivada de esforços articulados e continuados da pesquisa.
Ou seja, a Teoria é uma síntese aceita de um vasto campo de conhecimento, consistindo de hipóteses que foram devidamente testadas através de leis e fatos científicos que descrevem os fenômenos naturais. É uma ideia que tenta prever com alto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teorias da administração ll
  • Administracao Financeira Unidade ll
  • Trabalho de administração
  • Fundamentos da administração ll
  • Teoria da Administração
  • Teoria da Administraçao
  • teoria de administração
  • Teorias da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!