Teoria da administração

Páginas: 16 (3875 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2011
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS INTEGRADAS

À TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

.

2011
1. INTRODUÇÃO

A administração, tal como a encontramos hoje, é o resultado histórico e integrado da contribuição de numerosos precursores, alguns filósofos, outros físicos, economistas, estadistas e até mesmo empresários que, no decorrer dos tempos, foram, cada qual no seucampo de atividades, desenvolvendo e divulgando as suas obras e teorias.

Assim, sendo, não é de se estranhar que a moderna Administração utilize largamente certos conceitos e princípios descobertos e utilizados nas Ciências Matemáticas (inclusive a Estatística), nas Ciências Humanas (como a Psicologia, Sociologia, Biologia, Educação etc), nas Ciências Físicas (como a Física, Químicaetc), como também no Direito, Engenharia, etc.

Os primordios da Adiministração

Saiba quais os principais acontecimentos históricos que contribuíram para o surgimento das Teorias da Administração.

Ao longo da história, a Administração se desenvolveu com uma lentidão impressionante. Somente a partir do século XX é que se apresentou um desenvolvimento de notável pujança e inovação.Num tempo muito remoto, já era possível perceber noções administrativas nas construções das pirâmides do Egito e da muralha da China (pela complexidade e grandeza desses empreendimentos), nos papiros egípcios e nas parábolas de Confúcio (os quais sugeriam práticas de administração pública) etc.

A filosofia, também, teve grande influência na Administração. Sócrates (com seusquestionamentos), Platão (com o livro "A República"), Aristóteles (com o livro "Política") já pensavam em formas de organização social e política em anos antes de Cristo. Descartes, com seus métodos filosóficos, influenciou a teoria administrativa do século XVII até o final da Era Industrial.

Nessa evolução histórica, duas instituições se destacaram: a Igreja Católica Romana e as OrganizaçõesMilitares. A primeira era exemplo de organização formal eficiente, e a segunda de hierarquia de poder rígida. Noções que ainda influenciam as organizações modernas.

A Revolução Industrial foi um acontecimento que modificou profundamente o ambiente organizacional. Esse processo iniciou-se com a invenção da máquina a vapor, por James Watt, em 1776, o que possibilitou maior capacidade decomunicação e transporte. A partir daqui, a ciência trouxe grandes inovações, as quais trouxeram mudanças cada vez mais rápidas e conseqüente necessidade de maior adaptação.

Outro acontecimento foi a aceitação das teorias dos economistas liberais. Estes pregaram a livre concorrência e não intervenção do estado, o que impulsionou os investimentos em produção, para estar à frente dosconcorrentes.

Importantes publicações marcaram o período, como "A Riqueza das Nações", de Adam Smith, o qual reforçou a importância do planejamento e da organização e "O Capital", de Karl Marx, o qual incentivou a pressão do proletariado, que levou as empresas a buscarem maior racionalização do trabalho.

Até o final do século XIX os negócios eram familiares, a partir daí, os "criadores deimpérios" passaram a comprar concorrentes e fornecedores para garantir seus interesses. Assim, as empresas tornaram-se muito grandes para serem administradas por familiares, e foi surgindo à necessidade de gerentes profissionais para organizar a magnitude de recursos que elas conseguiram acumular.

Todos esses fatores completaram as condições propícias para a busca de bases científicas,melhoria da prática empresarial e surgimento das teorias administrativas.
A Revolução Industrial desenvolveu-se em duas fases distintas: a primeira fase de 1780 a 1860. É a revolução do carvão, como principal fonte de energia, e do ferro, como principal matéria-prima. A segunda fase de 1860 a 1914. É a revolução da eletricidade e derivados do petróleo, como as novas fontes de energia, e do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria da Administraçao
  • teoria de administração
  • Teorias da administração
  • Teoria da administração
  • Teoria da administração
  • Teorias da administração
  • Teorias de administração
  • Teoria da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!