Teoria da administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 ) Taylor estudou cientificamente os problemas de uma empresa popularizando a noção de eficiência: Obtendo o resultado desejado com o menor desperdício de tempo, esforço e materiais. Os resultadosde seu trabalho geraram grandes economias nos custos com mão dobra. Seu lema era: Planejamento, organização, controle e determinação de método. Não deixar erros importantes e funções para ostrabalhadores. A escola humanista descobriu que o desempenho das pessoas depende de menos fatores físicos (iluminação, ruído, fadiga e dos métodos de trabalho e muito mais dos fatores emocionais ecomportamentais). Resumindo, a administração científica tinha a ênfase na eficiência do processo produtivo e na economia dos recursos.

2 ) Ele acreditava que era necessária a melhor divisão de responsabilidadesentre a direção e o trabalhador, ele acreditava que a administração tinha que aceitar as responsabilidades de planejamento, organização, controle e determinação de métodos, e não deixar errosimportantes e funções para os trabalhadores. Ele definiu a administração científica em momentos. Primeira fase: ataque dos problemas dos salários.
Segunda fase: Ampliação de escopo, da tarefa para aadministração e consolidação dos principais. O ponto mais importante de Taylor foi à melhoria na produtividade e a eficiência na fabricação.
Terceira fase: Consolidação dos princípios.

3 ) Ford adotouuma abordagem revolucionária na fabricação de automóveis, utilizando os princípios da administração científica. Após muito estudo, máquinas e trabalhadores foram colocados em seqüência na fábrica defarol, de modo que um automóvel pudesse ser montado sobre interrupções ao longo de uma linha de produção móvel. Utilizavam energia mecânica de uma esteira para extrair o trabalho dos operários. Osprincipais elementos que a Ford incorporou da administração científica: Desenho de produtos padronizados, produção em massa, baixo custo de manufaturas, linha de montagens mecanizadas, especialização de...