Teoria da administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 26 (6454 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

No decorrer da história da humanidade sempre existiu alguma forma simples ou complexa de administrar as organizações. O desenvolvimento das ideias ou teorias a respeito da Administração foi muito lento até o século XIX, acelerando-se a partir do século XX.
A influência de filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles, nos conceitos da administração na Antiguidade é demarcável.A organização eclesiástica da Igreja Católica influenciou profundamente o pensamento administrativo, bem como a organização militar influenciou a administração, contribuindo com alguns princípios que a teoria administrativa mais adiante assimilar e incorporar. A Revolução Industrial criou o contexto industrial, tecnológico, social, político e econômico que permitiu o surgimento da teoriaadministrativa.
A influência dos pioneiros e empreendedores foi fundamental para criação das condições básicas para o surgimento da teoria administrativa.

SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO1
1.1. SUMÁRIO2
2. OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO3
3. ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA4
4. ÊNFASE NAS TAREFAS:5
5. ÊNFASE NAS TAREFAS:7
6. ÊNFASE NAS PESSOAS:8
7. TEORIA DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL9
8. ORIGENS DA TEORIADA CONTINGÊNCIA EM ADMINISTRAÇÃO14
9. RELATÓRIO FINAL16
10. CONCLUSÃO21
11. REFERÊNCIAS22

Os primórdios da Administração.

Ao longo da História, a administração se desenvolveu com uma lentidão impressionante. Somente a partir do século XX é que apresentou um desenvolvimento de notável pujança e inovação. Num tempo muito remoto, já era passível perceber noções administrativas nas construçõesdas pirâmides do Egito e da muralha da China (pela complexidade e grandeza destes empreendimentos). A filosofia também teve grande influência na administração: Sócrates, Platão e Aristóteles, já pensavam em formas de organização social e política em anos antes de Cristo. Descartes com seus métodos filosóficos influenciou a teoria administrativa antes do século XVII até o final da era Industrial.Nessa era histórica duas instituições se destacaram:
- A Igreja Católica Romana: ao longo dos séculos, a Igreja Católica estruturou sua organização, com uma hierarquia de autoridade, um estado-maior (assessoria) e a coordenação funcional para assegurar integração. A organização hierárquica da igreja é tão simples e eficiente que sua enorme organização mundial pode operar sob o comando de uma sócabeça executiva: o Papa, cuja autoridade coordenadora lhe foi delegada de forma mediata por uma autoridade divina superior. A organização eclesiástica serviu de modelo para as demais organizações que ávidas de experiências bem-sucedidas, passaram a incorporar os princípios e normas utilizados pela igreja católica.
- As organizações militares: O conceito de hierarquia na organização militar é tãoantigo quanto à própria guerra. O estado-maior formal como um quartel-general apareceu em 1665, com a Marca de Brandeburgo, precursor do exército prussiano. A evolução do principio de assessoria e a formação de um estado maior teve sua origem no século XVIII na Prússia, com o Imperador Frederico II, o Grande (1712-1786). Para aumentar a eficiência de seu exército, criou um estado-maior paraassessorar o comando militar. Os oficiais de assessoria cuidavam do planejamento e os de linha se incumbiam da execução das operações de guerra. Os oficiais formados no estado-maior eram transferidos para posições de comando e novamente para o estado-maior, o que assegurava experiência e vivência nas funções de gabinete, de campo e novamente de gabinete.
A Revolução Industrial foi um período ondeacontecimentos modificaram profundamente o ambiente organizacional, onde ela criou o contexto industrial tecnológico, social, político e econômico que permitiu o surgimento da teoria administrativa. Outro acontecimento foi à aceitação das teorias econômicas mistas e liberais. Estes pregaram a livre concorrência e não intervenção o que impulsionou os investimentos em produção, para estar á frente dos...
tracking img