Teoria da administração

Introdução

No decorrer da história da humanidade sempre existiu alguma forma simples ou complexa de administrar as organizações. O desenvolvimento das ideias ou teorias a respeito daAdministração foi muito lento até o século XIX, acelerando-se a partir do século XX.
A influência de filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles, nos conceitos da administração na Antiguidade é demarcável.A organização eclesiástica da Igreja Católica influenciou profundamente o pensamento administrativo, bem como a organização militar influenciou a administração, contribuindo com alguns princípios quea teoria administrativa mais adiante assimilar e incorporar. A Revolução Industrial criou o contexto industrial, tecnológico, social, político e econômico que permitiu o surgimento da teoriaadministrativa.
A influência dos pioneiros e empreendedores foi fundamental para criação das condições básicas para o surgimento da teoria administrativa.

SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO1
1.1. SUMÁRIO2
2.OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO3
3. ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA4
4. ÊNFASE NAS TAREFAS:5
5. ÊNFASE NAS TAREFAS:7
6. ÊNFASE NAS PESSOAS:8
7. TEORIA DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL9
8. ORIGENS DATEORIA DA CONTINGÊNCIA EM ADMINISTRAÇÃO14
9. RELATÓRIO FINAL16
10. CONCLUSÃO21
11. REFERÊNCIAS22

Os primórdios da Administração.

Ao longo da História, a administração se desenvolveu com umalentidão impressionante. Somente a partir do século XX é que apresentou um desenvolvimento de notável pujança e inovação. Num tempo muito remoto, já era passível perceber noções administrativas nasconstruções das pirâmides do Egito e da muralha da China (pela complexidade e grandeza destes empreendimentos). A filosofia também teve grande influência na administração: Sócrates, Platão e Aristóteles,já pensavam em formas de organização social e política em anos antes de Cristo. Descartes com seus métodos filosóficos influenciou a teoria administrativa antes do século XVII até o final da era...
tracking img