Teoria da administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1952 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO DO CONHECIMENTO

Curso: Ciências Contábeis (FIJ – Jacareí)
Disciplina: Gestão do Conhecimento
Titulo da atividade: ATPS Gestão do Conhecimento

Sumário

Etapa 1 – Defina o conceito de Gestão do Conhecimento..................................................Pag. 3
Etapa 2 – A velocidade das mudanças nas organizações................................................... Pag. 6
Etapa 3– As principais características de Gestão do Conhecimento.................................Pag. 8
Referências Bibliográficas.................................................................................................Pag.10


Etapa 1 – Defina o conceito de Gestão do Conhecimento
Passo 1
Schultze e Leidner (2002) definem a gestão do conhecimento como a geração, representação, estoque,transferência, transformação, aplicação, incorporação e proteção do conhecimento.
O conhecimento está mais próximo da ação e está relacionado ao uso inteligente da informação segundo Thomas H. Davenport e Laurence Prusak (2003).
Gestão Conhecimento é a manipulação dos dados coletados em todas as fases e processos realizados pela empresa, onde os dados são compilados, documentados e distribuídos paraque todos os envolvidos possam ter conhecimento e aplicar em seu dia a dia.
Para Schultze e Leidner (2002) a gestão do conhecimento é mensurada de forma com que possa ser aproveitada em todos os processos operacionais da empresa. E para Thomas H. Davenport e Laurence Prusak (2003), para que a gestão do conhecimento seja efetuada de forma inteligente é necessário que a informação coletada seja bemadministrada.
Passo 3
A Gestão Conhecimento, nas últimas décadas vem tendo maior atenção por parte das organizações que reconhecem a sua crescente importância.
Schultze e Leidner (2002) definem a gestão do conhecimento como a geração, representação, estoque, transferência, transformação, aplicação, incorporação e proteção do conhecimento.
Junto aos colaboradores e seus conhecimentos asorganizações podem diminuir os gastos em produtos e investir mais no intelectual dos mesmos, pois o maior capital da empresa nos dias de hoje é o conhecimento. Os colaboradores quando são ouvidos e podem dividir suas opiniões, se sentem valorizados e trabalham com motivação. Dessa forma o trabalho flui com maior eficiência, qualidade e dedicação.
A gestão do conhecimento reside na busca da melhoriade desempenho das organizações através de condições organizacionais favoráveis, processo de localização para partilha e criação de conhecimento, assim como através das ferramentas e tecnologias de informação e comunicação. O conhecimento está mais próximo da ação e está relacionado ao uso inteligente da informação segundo Thomas H. Davenport e Laurence Prusak (2003).
Pode-se dizer que a gestão doconhecimento influencia direta e indiretamente no bom desempenho organizacional e financeiro das organizações se for bem praticada. Pois tem como objetivo controlar e facilitar o gerenciamento das informações onde através dessas importantes ações e decisões são tomadas.
Resumindo diz que a gestão do conhecimento é um processo articulado e intencional, que através da codificação, disseminação eapropriação de conhecimentos pode-se atingir a melhor forma organizacional.
Com a globalização nos dias de hoje as organizações sem proteção e para se ajustar a nova economia precisam se adequar seus custos e aumentar a produtividade para serem competitivas.
Com isso muitas empresas estão voltando os olhos para seus funcionários em geral, tornando-os como “Capital-Humano”, ou seja, estão vendoque as pessoas são parte importante para a empresa, que precisam ser desenvolvidas, gerenciadas e tratadas com respeito e importância.
Por muito tempo as organizações não deram valor aos conhecimentos de seus funcionários, porém sabe-se que hoje em dia muitas organizações somam tais conhecimentos em favor da empresa, tornando assim maior potencial competitivo.
Para isso as organizações devem...
tracking img