Teoria da administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

PRODUÇÃO TEXTUAL –TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO I

Produção textual –Teoria da administração I

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Bacharelado em Aminsitração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Teorias da Administraçã I

Prof. Ilma. Janaina Vanzo BertoAdministração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência), designa o desempenho de tarefas de direção dos assuntos de um grupo. É utilizada em especial em áreas com corpos dirigentes poderosos, como por exemplo no mundo empresarial (administração de empresas) e em entidades dependentes dos governos (administração pública).
Administrar significaplanejar, dirigir, organizar, coordenar, e controlar organizações e/ou tarefas, tendo como objetivo maior produtividade e/ou lucratividade. Para se chegar a isto, o administrador avalia os objetivos organizacionais e desenvolve as estratégias necessárias para alcançá-los.
A administração é uma ciência social aplicada fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas paradisciplinar elementos de produção. A administração estuda os empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e retorno financeiro de forma sustentável e com responsabilidade social, ou seja, é impossível falar em Administração sem falar em objetivos. Em síntese, o administrador é a ponte entre os meios (recursos financeiros, tecnológicos e humanos) e os fins (objetivos).Como elo entre os recursos e os objetivos de uma organização, cabe ao administrador combinar os recursos na proporção adequada e para isso é necessário tomar decisões constantemente num contexto de restrições, pois, nenhuma organização por melhor que seja dispõe de todos os recursos e também a capacidade de processamento de informações do ser humano é limitado. Administrar envolve a elaboração deplanos pareceres, relatorios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de Administração. A Administração se divide, basicamente, em cinco áreas: finanças, logística, marketing, vendas ou produção e recursos humanos.
A Profissão de administrador é historicamente recente e foi regulamentada no Brasil em 9 de setembro de 1965, data emque se comemora o Dia do Administrador.
Segundo Jonh W. Riegel, "o êxito do desenvolvimento de executivos em uma empresa é resultado, em grande parte, da atuação e da capacidade dos seus gerentes no seu papel de educadores.Cada superior assume este papel quando ele procura orientar e facilitar os esforços dos seus subordinados para se desenvolverem"
Como conseqüência da revoluçãoindustrial, houve um crescimento desordenado e caótico das empresas. Os recursos eram mal aproveitados, portanto havia a necessidade de aumento da eficiência e de substituição do empirismo por métodos científicos. Esse contexto foi propício para que surgissem quase paralelamente as escolas pioneiras da administração: a administração científica e a teoria clássica. O fundador da administração foi oengenheiro americano frederick winslow taylor (1856-1915). Taylor identificou três males nas indústrias (vadiagem sistemática, desconhecimento pela gerência do trabalho dos operários e falta de uniformidade dos métodos de trabalho). Para solucionar esse problema, taylor propôs a organização racional do trabalho (ort) que se propõe a buscar a mais rápida e eficiente de se executar uma tarefa, substituindoassim a observação de Companheiros vizinhos o que levava a diversas formas de execução.
Quase paralelamente à administração científica, surgiu a teoria clássica de henri fayol (1841-1925). Ao contrário de taylor que deu ênfase à estrutura, fayol, por ter sido um homem de cúpula de grandes empresas, acreditava que a melhor forma para se atingir a eficiência era garantir a correta disposição dos...
tracking img