Teoria da administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1614 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 6 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Clássica da Administração
O surgimento da Teoria Clássica da Administração foi para mostrar ênfase na estrutura organizacional de uma determinada empresa, alcançando assim a eficiência. A Teoria Clássica partia-se do todo organizacional e da sua estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvidas, fossem elas órgãos (como seções, departamentos etc.) ou pessoas (como ocupantesde cargos e executores de tarefas). A micro abordagem no nível individual de cada operário com relação à tarefa é enormemente ampliada no nível da organização com um todo em relação a sua estrutura organizacional. A preocupação com a estrutura da organização como um todo constitui, sem dúvida, uma substancial ampliação do objetivo de estudo da Teoria Geral da Administração. Fayol, engenheirofrancês, fundador da Teoria Clássica da Administração, partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, inaugurando uma abordagem anatômica e estrutural que rapidamente suplantou a abordagem analítica e concreta de Taylor.
Teoria das Relações Humanas
A Teoria das Relações Humanas, ou Escola das Relações Humanas, é um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a GrandeDepressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929.
Essas teorias criaram novas perspectivas para a administração, visto que buscavam conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos. Até então, o trabalhador era tratado pela Teoria Clássica, e assim: de forma muito mecânica. Com os novos estudos, o foco mudou e, do Homo economicus otrabalhador passou a ser visto como "homo socialis".
A partir de então que se começa a pensar na participação dos funcionários na tomada de decisões e na disponibilização das informações acerca da empresa a qual eles trabalhavam
Teoria Burocrática
Concebida por Max Weber, veio posteriormente às Teorias Clássicas e das Relações Humanas. Originou-se para suprir a necessidade de uma abordagemgeneralista e integrada das organizações. Weber foi quem primeiro definiu a Burocracia não como um sistema social, mas como um tipo de poder suficiente para a funcionalidade eficaz das estruturas organizacionais. Sua característica principal, segundo Weber, reside na racionalidade do ponto de vista das atividades desempenhadas na organização.
Na Burocracia, a liderança se dá tipicamente por regrasimpessoais e escritas e através de uma estrutura hierárquica; o poder é legítimo e depende exclusivamente do grau de especialidade e competência técnica de quem o detém.
Teoria Estruturalista
A Teoria Estruturalista, assim como a Teoria da Burocracia, faz parte também da abordagem estruturalista. O enfoque da teoria estruturalista é na estrutura e ambiente, assim, de acordo com Chiavenato (2003), essateoria trouxe uma importante ruptura com relação às anteriores. Ela mostra a organização como sendo um sistema aberto que se relaciona com o ambiente e com outras organizações. A Teoria Estruturalista baseia-se no conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se inter-relacionam. Portanto, o todo é maior do que a simples soma das partes. O que significa que os sistemasorganizacionais não são a mera justaposição das partes.
De acordo com Chiavenato (2003), esta teoria caracteriza-se por sua múltipla abordagem, englobando em sua análise a organização formal e informal, recompensas materiais e sociais e entre outros, reconhecem os conflitos organizacionais, ditos como inevitáveis. Por fim, os estruturalistas fazem uma análise comparativa entre as organizações, propondotipologias, como, a de Etzione (1980), na qual ele se baseia no conceito de obediência, e a de Blau e Scott (1970), que se baseia no conceito de beneficiário principal.
Teoria Comportamental
A Teoria Comportamental marca a mais profunda influência das ciências do comportamento na administração. Para muitos,representa a aplicação da Psicologia Organizacional à Administração. Surgiu em 1957, com o...
tracking img