Teoria da adm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Teorias da Administração

As teorias administrativas, mesmo sendo elas criadas ja ha algum tempo, nos ajudam a entender e assim tomar decisoes nos processos encontrados em todos os tipos de organizacao . Segundo STONER (1999, p.22) teoria é um conjunto coerente de pressupostos elaborado para explicar as relações entre dois ou mais fatos observáveis. Todas as teorias da administração sãoproduto do ambiente, forças sociais, econômicas, políticas, tecnológicas e culturais. É importante salientar, que não existe uma teoria, modelo ou padrão para os acontecimentos, e a teoria que é eficaz em um determinado lugar pode não ser eficaz em outro determinado local.

Princípios gerais da Administração

Segundo CHIAVENATO (1989, p.6) a administração não é uma ciência exata. Ela não pode sebasear em leis rígidas. Portanto, a administração deve se basear emprincípios flexíveis. Ainda segundo CHIAVENATO (1989, p.6) princípios são condições ou normas dentro das quais o processo administrativo deve ser aplicado e desenvolvido.

Os princípios são:

• Princípio da divisão do trabalho e da especialização;

• Princípio da autoridade e responsabilidade;

• Princípio da hierarquia;• Princípio da unidade de comando;

• Princípio da amplitude administrativa; e,

• Princípio da definição.

Num ambiente globalizado, competitivo e de constante mudanças em que vivemos a administração tornou-se uma das mais importantes áreas da atividade humana.

Segundo CHIAVENATO (1997, p.7) a tarefa básica da administração é a de fazer as coisas por intermédio de pessoas. As novasconcepções da administração estão sendo consideradas pelos autores, pesquisadores e profissionais a chave para a solução de muitos problemas no mundo moderno.

DRUCKER (1970), citado por CHIAVENATO (1997, p.8), afirma que não existe países desenvolvidos e países subdesenvolvidos, mas sim países que sabem administrar a tecnologia existente e seus recursos disponíveis e potenciais e países queainda não o sabem. Em outros termos, existem países administrados e países subadministrados.

Teoria da Administração Científica

Principios da Administração Científica

Esta teoria surgiu no início do século passado, da necessidade de aumentar a produtividade e preocupava-se principalmente com a organização das tarefas, com racionalização do trabalho. E consiste que os administradores podemdeterminar cientificamente a melhor maneira para realizar uma determina atividades e/ou tarefa.

Segundo STONER (1999, p.25) Taylor baseou sua filosofia em quatro pilares:

• O desenvolvimento de uma verdadeira ciência da administração, de modo que pudesse ser determinado o melhor método para realizar cada tarefa; (Planejamento)

• A seleção científica dos trabalhadores, de modo que cada umdeles ficasse responsável pela tarefa para a qual fosse mais bem habilitado; (Preparação dos trabalhadores)

• A educação e o desenvolvimento científico do trabalho; e, (Controle)

• A cooperação íntima e amigável entre a administração e os trabalhadores. (Execução)

Segundo STONER (1999, p.25) Taylor afirmava que o sucesso desses princípios exigiam uma completa revolução mental por parteda Administração e dos trabalhadores. Com isso a produção aumentaria, crescendo assim os lucros.

■ No Princípio do Planeamento, Taylor defendia que dever-se-ia substituir o critério próprio do operário, o improviso e o empirismo por métodos já definidos e testados.

■ O Princípio da Preparação dos trabalhadores consiste numa escolha científica dos mesmos, de acordo com as suasfaculdades, prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planeado, e em preparar máquinas e equipamentos em um arranjo físico e disposição racional. Pressupõe o estudo das tarefas ou dos tempos e movimentos e a lei da fadiga, em que esta afirma que a fadiga predispõe o trabalhador à diminuição da produtividade e perda de qualidade, acidentes, doenças e aumento da...
tracking img