Teoria da adhocracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA DA ADHOCRACIA

INTRODUÇÃO

O estilo de administração de uma organização é o total de suas práticas de planejamento, organização, liderança e controle – é o padrão geral formado pelas diversas práticas administrativas.
Cada uma das várias práticas administrativas está relacionada com o estilo de administração geral de uma maneira muito parecida com a forma pela qual os instrumentosindividuais de uma orquestra contribuem para o som geral produzido pela orquestra, como um todo.
A fim de enxergar o estilo de administração de uma organização, devemos deslocar o foco do tipo de análise cerrada dos processos administrativos para uma visão global de todos eles. A visão geral negligencia muitos detalhes, reconhecendo apenas aquelas facetas de cada função administrativa que parecemdar ao estilo global seu padrão distintivo.
A Burocracia, por exemplo, identifica uma estrutura rígida e bem cuidadosamente definida.
Não há uma palavra assim simples que tenha uma familiaridade geral comparável, nem aceitação, e que seja igualmente próxima de descrever o tipo mais solto de estilo administrativo global. Porém, pode ser chamado de Adhocracia (Adhocracy), porque esta palavrasugere arranjos temporários e flexíveis, específicos para demonstrar propósitos especiais, e ajuda a contrastar suas qualidades com a permanência e a formalidade da Burocracia.
Na realidade, existe na Adhocracia uma configuração distinta, ou seja, uma estrutura essencialmente orgânica, com pouca formalização de comportamento; grande especialização horizontal do trabalho, baseada no treinamentoformal; tendência para agrupar os especialistas em unidades funcionais com finalidades de administração interna, mas desdobrando-se em pequenas equipes de projeto baseadas no mercado para levar a efeito seu trabalho; apoio nos instrumentos de interligação para encorajar o ajustamento mútuo, sendo estes a chave para os mecanismos de coordenação, dentro e entre essas equipes; e descentralizaçãoseletiva dentro e para essas equipes, as quais são localizadas em diversos pontos da organização e envolvem várias combinações de gerentes de linha e peritos de assessoria e de operação, daí o interesse pela análise dessa teoria, tema deste estudo, cujo objetivo é caracterizar o estilo administrativo denominado por Adhocracia.

1. ADHOCRACIA – NOÇÕES FUNDAMENTAIS

1.1. Origens

Viu-se anecessidade da utilização do estilo denominado Adhocracia, a partir da identificação de que a inovação se daria de forma restrita na estrutura simples. Comenta WATERMAN JR. (1992, p. 252): “A Estrutura simples mantém, ainda, a estrutura orgânica, bem como é capaz de inovar. Contudo, essa inovação é restrita a ambientes simples, os quais podem ser compreendidos por um líder central. A inovação de variedadesofisticada tem lugar em ambientes difíceis de ser entendidos. Assim, é exigido outro tipo de estrutura orgânica, um que se apóie na aplicação da perícia sofisticada. A Adhocracia deve admitir e dar poder a peritos – profissionais cujos conhecimentos e habilidades foram grandemente desenvolvidos em programas de treinamento. Entretanto, diferente da Burocracia profissional, para conseguir acoordenação, a Adhocracia não pode apoiar-se na padronização de habilidades desses peritos, porque isso levaria à padronização em lugar da inovação. Preferivelmente, deve considerar os conhecimentos e habilidades existentes, meramente como bases sobre as quais constrói outras novas”.
Os teóricos da Administração costumam considerar dois tipos de Adhocracia: a operacional e a administrativa, justamente emdecorrência de melhor descrever a tomada de decisões.

1.2. Definições e Divisão

Adhocracia é o estilo de administração que fornece uma resposta diferente para a pergunta sobre quanto de organização e regulamentação é desejável.
Para que se possa descrever como a Adhocracia toma decisões, é necessário dividi-la em dois tipos: operacional e administrativa.

• Adhocracia Operacional...
tracking img