Teoria critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1. TEÓRICOS DO MÉTODO................................................................................. 3
1.1 MAX HORKHEIMER.................................................................................... 3
1.2 THEODOR ADORNO 3
1.3 WALTER BENJAMIN 3
1.4 JÜRGEN HABERMAS 3
1.5 HERBERT MARCUSE 3

2. CONTEXTUALIZAÇÃO 3

3. COMO O MÉTODO ANALISA A SOCIEDADE EOS INDIVÍDUOS 3

4. ÁREA DE APLICAÇÃO DO MÉTODO 3

5. CRÍTICAS AO MÉTODO 3

6. CONCLUSÃO 3

7. CONCLUSÃO 3

INTRODUÇÃO

O termo Teoria Crítica foi utilizado pela primeira vez por Max Horkheimer, em um artigo intitulado “Teoria Tradicional e Teoria Crítica” e publicado em 1937, pelo Instituto de Pesquisa Social, em Frankfurt na Alemanha. Segundo Horkheimer a teoria tradicional, em nomede uma pretensa neutralidade científica, acaba prevalecendo a descrição do funcionamento da sociedade e da adaptação do pensamento à realidade e a teoria crítica considera o conhecimento na dialética da prática transformadora das relações sociais vigentes, apresentando criticamente as coisas como são e como poderiam ser.
Teve como principais teóricos: Theodor Adorno, Max Horkheimer, WalterBenjamin, Herbert Marcuse e Jürgen Habermas.

1. TÉORICOS DO MÉTODO

2.1. MAX HORKHEIMER

Marx Horkheimer nasceu em Stuttgart, Alemanha (14/02/1895 – 07/07/1973). Judeu de origem, filho de industriário. Estuda filosofia em Frankfurt e torna-se professor em 1930. Com Theodor Adorno, funda o Instituto de Pesquisa Sociais dedicado a pesquisas de filosofia, sociologia, economia e psicologia.Mais tarde o Instituto passa a ser denominada de Escola de Frankfurt. Escreveu uma série de artigos, reunidos em dois volumes sob o título de Teoria Crítica, em que postula que o futuro da humanidade depende da adoção de um pensamento crítico a respeito do que ela produz, entre teorias tradicionais e elementos da cultura atual. Horkheimer evidencia preocupações por temas de liberdade humana, doautoritarismo, das relações entre ciência, técnica e filosofia, a psicanálise e a cultura de massas. Sua principal inovação teórica consiste na elaboração de uma “teoria crítica” da sociedade, a qual revela influência de Marx.
Quando o regime nazista assume o poder, muda-se com sua escola para Nova York, nos Estados Unidos (EUA). Escreve em 1947 O Eclipse da Razão e, em parceria com Adorno,Dialética do Esclarecimento. Retorna para Alemanha apenas em 1950 e volta a lecionar filosofia em Frankfurt.
Principais obras:
Inícios da filosofia Burguesa (1930); Um novo conceito de Ideologia (1930); Materialismo e Metafísica (1930); Materialismo e Moral (1933); Sobre a Polêmica do Racionalismo na Filosofia Atual (1934); O Problema da Verdade (1935); O Último Ataque à Metafísica (1937); TeoriaTradicional e Teoria Crítica (1937).

2.2. THEODOR ADORNO

Theodor Adorno nasceu e Frankfurt (11/09/1903- 06/08/1969), de origem judaica. Um dos nomes mais conhecidos da Escola de Frankfurt que contribuiu para o renascimento intelectual da Alemanha após a Segunda Guerra Mundial. Na Universidade de Frankfurt, estudou Filosofia, Musicologia, Psicologia e Sociologia. Trabalha no Instituto dePesquisas Sociais e passa a elaborar a teoria de como o desenvolvimento estético é importante para a evolução histórica. Seus textos têm o poder do esclarecimento, de tornar compreensível a realidade, e permanecem atemporais, procura mostrar diferentes aspectos do real para conduzir o leitor a um novo patamar de análise e, portanto de consciência.
Em 1934 é obrigado a imigrar para a Inglaterra paraescapar da perseguição nazista aos judeus. Ensina filosofia em Oxford por três anos e muda-se para os Estados Unidos.
Em 1953 volta para Alemanha, onde reassume seu posto no Instituto de Pesquisas Sociais de Frankfurt. Dirige a instituição após o afastamento de Horkheimer.
Principais obras:
Sobre o Jazz (1936); Sobre Música Popular (1940-1941); Dialética do Iluminismo (1947) escreve...
tracking img