Teoria critica da arquitetura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário Estácio de Sá
Arquitetura e Urbanismo – Turma 2001
FRAMPTON, Kenneth. História da Arquitetura Moderna. Quarta edição, Revista, Ampliada e atualizada: São Paulo 2008Fichamento.
Artur Bruno Da Cruz André

* Estilo internacional surge sendo mais que uma expressão conveniente.
“denotando uma modalidade arquitetônica cubista que se espalhara por todo o mundodesenvolvido na época da Segunda Guerra mundial.”
(cap.1 Pag.303)

* Apesar de se chamar estilo internacional o mesmo nunca foi universal.
“Ao contrario do estilo Neo clássico do mundo ocidental de finsdo século XVII [...]Não obstante, implicava uma universalidade de abordagem que em geral favorecia a técnica leve, os materiais sintéticos modernos e as partes modulares padronizadas.” (cap.1Pag.303)

* Apoteose do Estilo Internacional a Casa de Saúde do Dr. Philip Lovell.
“Construída em Los Angeles em 1927 segundo os projetos do arquiteto austríaco emigrado Richard neutra,[...] com suaexpressão arquitetônica derivando diretamente de uma estrutura de aço revestida por uma leve camada de material sintético. Situada em um penhasco de onde se descortina uma paisagem romântica esilvestre, sua composição assimétrica de pisos majestosamente suspensos lembrava o estilo do conjunto habitacional construído Por Wright na costa ocidental nos anos de 1920, e essa semelhança formal já sugereas fontes católicas das quais, inicialmente, derivou a suposta homogeneidade do estilo Internacional.” (cap.1 Pag.304)

* Em 1920 a arquitetura Moderna chega no Brasil e a vinda de Le Corbusierao país.
“Entre Lucio Costa e Gregori warchavchik, Um arquiteto russo emigrado que havia sido influenciado pelo futurismo durante seus estudos em Roma e que foi responsável pelas primeiras casascubistas no Brasil.Com a revolução liderada por Getulio Vargas em 1930 e anomeada de Costa com diretor da Escola de Belas Artes, a arquitetura moderna passou a ser acolhida, no Brasil, como uma questão...
tracking img