Teoria contingencial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2065 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1.Introdução

O objetivo desse trabalho é buscar e ampliar conhecimentos na área de gestão no que diz respeito, a Teoria Contingencial na qual enfatiza o mais recente estudo integrado na teoria da Administração; é sem dúvida a mais eclética de todas as teorias da Administração, pois além de considerar as contribuições das diversas teorias anteriores, consegue coordenar os princípios básicoscomo: as tarefas, a estrutura, as pessoas, a tecnologia e o ambiente. Dentro de seu estado, as teorias administrativas anteriores são colocadas à prova, sua conclusões são confirmadas (cada uma de acordo com sua época, necessidade, ambiente, interação, compatibilidade, etc.), atualizadas, ampliadas, integradas dentro de uma abordagem mais complexa, permitindo assim uma visão conjunta, abrangentecom maior maleabilidade e adaptação para cada organização e para a Administração como um todo.
De todas as Teorias Administrativas, a abordagem contingencial enfoca as organizações de dentro para fora colocando o ambiente como fator primordial na estrutura e no comportamento das organizações. Cada organização requer sua própria estrutura organizacional dependendo das características de seu entornoe de sua tecnologia. Assim, para a teoria da Contingência, os dois grandes desafios para as organizações modernas são o ambiente e a tecnologia. A partir da teoria da Contingência, a variável tecnológica passou a assumir um importante papel na teoria administrativa. É neste âmbito que a teoria da Contingência tem muito ainda a ser estudada e atualizada confirmando que a Administração deve muito aseus conceitos e há muito que adaptar-se a estudos cada vez mais complexos para o êxito dela própria.

Neste sentido, o trabalho objetiva expor as contribuições de aprendizado nessa disciplina, propondo ao aluno a busca pela pesquisa, onde cada um através de leituras teve seu desenvolvimento enriquecido, procurando entender o que está pesquisando com intuito de adquirir um maior entendimentoe transmitir para os demais colegas o conteúdo de forma clara.

 

2.Origem da Teoria Contingencial
A Teoria Contingencial surgiu a partir de várias pesquisas com a finalidade de verificar quais estruturas organizacionais se adequariam a cada tipo de empresa. A pesquisa mostrou que não existe apenas uma forma de estruturar uma empresa para se alcançar objetivos variados das empresas dentrode um ambiente também variado. Com esse resultado verificou-se que as estruturas ideais seriam as estruturas flexíveis, ou seja, se substituirmos aspectos normativos por ajustes entre a empresa o seu ambiente e a tecnologia encontramos uma das principais características da Teoria Contingencial: o deslocamento do eixo de atenção para fora da empresa.
No momento onde as empresas estão maisdifíceis de administrar e não existem mais receitas para o administrador fazer seu trabalho com sucesso surgem teorias inovadoras criadas por mentes brilhantes estão sendo solidificadas por esquemas atuais dos marcados entrando em oposição as idéias simples que quando implementadas tem sucesso imediato. Atualmente a Teoria Contingencial é a principal teoria a ser trabalhada nas grandes, médias e pequenasempresas, pois encontra soluções eficazes para acabar com os problemas das empresas se torna vantajosa para todos: clientes, fornecedores, funcionários e acionistas.
Uma perfeita harmonia entre a infra estrutura necessária que são: recursos humanos, maquinário, tecnologia e instalações aliado ao comprometimento de funcionários e acionista fará com que empresa cresça buscando constantemente osucesso, pois respeito, ética, espírito empreendedor, compromisso, flexibilidade e para nortear tudo isso, metas claras e definidas, são com certeza um agradável caminho a ser seguido pelas atuais organizações.

3.Abordagem Contingencial
Uma das principais características da Teoria Contingencial é deslocamento da visualização de dentro para fora da empresa, ou seja, coloca-se a ênfase no...
tracking img