Teoria-contigencial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (889 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este trabalho tem a finalidade de explicar como a teoria Contingencial está aplicada nas empresas atualmente e expondo as definições utilizadas.
Buscando também destacar os principaispercussores desta nova teoria e trazendo para a atualidade como se deu a conclusão deste estudo, relembrando algumas teorias que já foram estudadas anteriormente.
Definindo os papéis do ambiente etecnologia no âmbito organizacional.
Com as principais características: sistema aberto, sistema que depende do meio ambiente, sistema que depende da tecnologia.
É com a teoria da contingência queacontece o deslocamento da visão de dentro para fora da organização.

Teoria da contingência explica que não se alcança os objetivos utilizando um exclusivo modelo organizacional. A conclusãoencontrada para definir a contingência por Fernando C.P. Mota é “entende-se por contingência um conjunto de conhecimento, derivados de diversos empreendimentos de pesquisas de campo que procuramdelimitar a validade dos princípios gerais de administração a situações específicas”
Esta teoria que surgiu na década de 60 apresentou técnicas que antes eram empregadas como únicas e eficazes, comoexemplo a teoria clássica que aplicava seus princípios eram absolutos que em contra partido a teoria contingencial apresenta que todas as funções da empresa é absolutamente reativa e dependente,quebrando assim este paradigma e aplicando nas técnicas administrativas novo modelo de alcançar objetivos.
A teoria contingencial aborda o desenvolvimento da empresa com o olhar de dento para fora,buscando resultados com influencia no ambiente externo. Não somente enfatizando o ambiente, mas também a tecnologia aplicada na organização são fatores para que dentro da teoria contingencial estejamrelacionados com os bons resultados.
Tomada como sistêmica essa teoria tem características de sistema aberto, isto e, uma interação com o meio em que esta instalada.
A Teoria Contingencial...
tracking img